Áudio aula | 11 - Organização: Estrutura Organizacional | Administração Geral | EmÁudio Concursos

Administração Geral EmÁudio - Organização: Estrutura organizacional

Olá, vamos continuar o estudo sobre a função administrativa de organização. Neste áudio, abordaremos sobre a estrutura organizacional. Vamos lá.

Vamos começar este áudio usando a imaginação. É o seguinte, pense por um momento como deve ser a rotina do presidente da Google ou da Amazon, por exemplo. Como deve ser a missão de coordenar milhares de pessoas que atuam em vários segmentos distintos? Quais mecanismos de controle utilizar? De decisão? De autoridade? De estratégia de marketing? De canais de distribuição?Etc, etc, etc.

Dá até aflição só de imaginar o tanto de coisa que é necessário organizar para uma empresa de grande porte funcionar, não é mesmo?

Agora, imagine que você tenha sido contratado para moldar a estrutura organizacional dessas empresas. Do zero. Por onde começar? Primeiramente, quero que você se lembre que será a partir do processo de organização de todos os componentes, isto é, da organização das tarefas, pessoas, órgãos e relações. Dentro dos três níveis organizacionais, isto é, dentro do nível estratégico, tático e operacional que teremos como resultado a chamada estrutura organizacional. Ou seja, a estrutura organizacional é um produto da função administrativa de organização, o qual define toda a infraestrutura de trabalho de uma organização.

Por exemplo, é a estrutura organizacional que revela como o trabalho será dividido entre as unidades organizacionais. Indica aos integrantes da empresa o que devem fazer e o que não devem fazer. Através da descrição de cargos, normas e regulamentos. Estabelece o processo de tomada de decisão e define como ocorrerá a harmonização e integração das unidades da organização.

Utilizando essas funções, podemos afirmar que a estrutura organizacional define quatro sistemas:

1 - Sistema de responsabilidade;

2 - Sistema de autoridade; 

3- Sistema de comunicação; e

4 - Sistema de decisão. 

O Sistema de responsabilidades é constituído em decorrência da alocação das atividades. Dentro desse sistema, estudamos temas como a departamentalização.

O Sistema de autoridade é constituído em decorrência da distribuição do poder de decisão. Nesse sistema estudamos assuntos como a amplitude administrativa e níveis hierárquicos. Delegação, descentralização e centralização.

O Sistema de comunicações é constituído como resultado da interação entre as unidades. Desse sistema, estudamos temas como elementos da comunicação organizacional: emissor, canal receptor, ruídos, etc. 

E por fim, o Sistema de decisão é constituído como resultado da forma como as decisões são tomadas. Estudo do processo decisório é o aspecto mais relevante desse sistema.

Bom, deu para perceber que a função de organização se irradia por diversas áreas. É exatamente por isso que moldar a estrutura organizacional de uma grande empresa pode ser um desafio. E voltando ao nosso imaginário, você foi contratado para moldar a estrutura organizacional de uma empresa gigante do zero e não sabe por onde começar.

Então, para nos ajudar nessa missão, vamos chamar Stephen Robins. Robins propõe que ao planejar estruturas organizacionais devemos considerar seis elementos básicos:

1 - Especialização do trabalho;

2 - Departamental;

3 - Cadeia de comando;

4 - Amplitude de controle;

5 - Centralização e descentralização; e

6 - Formalização.

Esses seis elementos relacionam-se com cada um daqueles quatro sistemas que expliquei. Vejamos as principais características de cada um desses elementos e depois esquematizamos tudo para ficar mais claro.

1 - Especialização do trabalho: a especialização do trabalho descreve o grau em que as tarefas dentro da organização estão subdivididas, em funções isoladas. A especialização do trabalho, em sua essência, faz com que uma atividade, em vez de ser realizada inteiramente por uma única pessoa, seja dividida em um certo número de etapas, cada uma das quais será re... Ler mais

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