Administração Geral EmÁudio - Controle
Olá, vamos iniciar o nosso estudo sobre a última função da administração, o Controle. O Controle consiste basicamente em um processo de comparação entre os objetivos traçados e os resultados obtidos. O propósito básico do controle é assegurar que as coisas aconteçam conforme o planejado.
Perceba que para que seja possível realizar o controle, é preciso definir objetivos previamente, ou seja, é preciso antes planejar. Uma vez elaborados os planos, cabe a função administrativa de controle verificar se a execução está de acordo com o planejado. Quanto mais complexo o planejamento e maior for o seu horizonte, mais complexo será o controle.
Por ser o outro lado da moeda do planejamento, o controle também pode ser dividido em tipos de acordo com o nível organizacional do qual é exercido. De forma muito parecida com o que estudamos durante a função de planejamento. Ou seja, também teremos o controle estratégico, o controle tático e o controle operacional.
Por exemplo, é para o controle estratégico que teremos a construção de balanços contábeis, relatórios financeiros, lucros e perdas e roll. Já no controle tático teremos os orçamentos, controle de custos, absenteísmo, taxas de rotatividade, entre outros. E por fim, no controle operacional teremos análise da disciplina, estoques, qualidade, entre outros.
Maximiano e Chiavenato listaram três características que um processo de controle deve possuir. São elas:
1 - foco estratégico, orientação estratégica;
2- compreensão; e
3- orientação rápida para as exceções.
Vamos estudar cada uma delas.
O foco estratégico ou orientação estratégica diz que o controle deve estar baseado nos planos estratégicos e focar nas atividades essenciais, ou seja, naquelas que fazem a diferença para a organização. Por exemplo, de forma simples, se seu objetivo é passar em concurso, de que adianta controlar quantos marca textos você usa enquanto estuda? D dentro do seu objetivo específico de passar em um concurso? Esse controle não serviria de nada. Um controle com foco estratégico seria o percentual de acertos nas disciplinas, pois é isso que realmente importa para o seu objetivo.
A compreensão, por sua vez, diz que o controle deve servir de suporte para a tomada de decisão. Assim, ele deve ser compreensível. Utilização de linguagem complicada demais ou variáveis pouco intuitivas torna a utilização do controle mais difícil.
A orientação rápida para... Ler mais