Contabilidade Pública EmÁudio - Introdução da Demonstração das Variações Patrimoniais
Olá. Seja bem-vindo ao Módulo 8 de Contabilidade Pública EmÁudio. Nesse módulo, aprofundaremos a demonstração das variações patrimoniais, também chamada DVP. Estudaremos seu conceito, sua estrutura e respectivos quadros, conforme previsto no MCASP, em comparação com o disposto na lei 4320/1964. Também estudaremos sua interpretação e falaremos mais um pouco sobre resultado patrimonial.
Anota que as variações patrimoniais constituem elementos essenciais à formação do patrimônio público e o resultado patrimonial, seu cálculo e interpretação, bem como sobre insubsistência e superveniência, ativas e passivas, são tipo de variação patrimonial. Adianto que esse tema não é um bicho de sete cabeças. Vou te dar alguns macetes didáticos e uns exercícios bem encaixados com isso você vai tirar de letra. Agora mantém o foco e a atenção, porque esse tema cai muito em concurso. Preparado? Simbora.
A Lei 4.320/1964 apresenta o conceito legal de demonstração das variações patrimoniais, também chamada DVP. No seu artigo 104 veja: artigo 104 - A demonstração das variações patrimoniais evidenciará as alterações verificadas no patrimônio, resultantes ou independentes da execução orçamentária e indicará o resultado patrimonial do exercício.
Percebeu que, segundo a Lei 4.320/1964 as variações patrimoniais dividem se em resultantes ou independentes da execução orçamentária e devem ser evidenciadas na DVP. Além disso, deve ser indicado resultado patrimonial nesse demonstrativo.
Agora, quem lembra do conceito de variações patrimoniais e seus respectivos tipos, de acordo com o MCASP? Acho que eu me lembro professor quer ouvir? Ouça: as variações patrimoniais são conceituadas como quaisquer alterações nos elementos patrimoniais, bens, direitos e obrigações que podem implicar ou não modificações do patrimônio líquido. Elas podem ser classificadas, em regra, em:
A) variações patrimoniais qualitativas, e
B) variações patrimoniais quantitativas.
Muito bem aluno. Adoro saber que você está estudando firme. Como já vimos, as variações patrimoniais qualitativas são as decorrentes de fatos administrativos, permutativos, ou seja, aquelas que alteram a composição dos elementos do patrimônio, sem impactar no patrimônio líquido. Outro tipo de variações patrimoniais que precisamos estudar são as variações patrimoniais quantitativas. Elas são decorrentes de fatos administrativos, modificativos, ou seja, aqueles que provocam alteração nos elementos do patrimôni... Ler mais