Economia EmÁudio: Macroeconomia e Microeconomia
Fala galera, voltei!
Oh, bora aprender um pouco sobre a macroeconomia e a microeconomia, tá bom?
Vem comigo!
Pessoal, você já viu o William Bonner falar no Jornal Nacional o seguinte: o PIB brasileiro cresceu X% no segundo trimestre, enquanto a balança comercial apresentou o déficit de Y% e a renda das famílias ficou estável em Z%. Você já ouviu isso, né?
Pois é, todos esses fatores são medidos pelas contas nacionais, pois nos permitem saber como está o desempenho da economia.
As contas nacionais, gente, são uma parte do estudo da macroeconomia.
Na macroeconomia, não estamos preocupados aí, com a decisão de produção de uma empresa ou de um consumidor em específico. Isto fica a cargo da microeconomia, já que micro é pequeno, entendeu?
Mas sim, estamos preocupados com a decisão dos agentes econômicos como um todo. Ou seja, o foco de análise não é uma empresa ou setor, mas todo o país de uma vez só, em vez de perguntar com qual nível de produção a empresa maximiza seus lucros, por exemplo, a macroeconomia se preocupa se a produção total do país cresceu, se a economia gerou mais empregos e se houve mais exportações que importações. Não estamos preocupados com o desempenho de apenas uma empresa ou setor, mas sim com o desempenho da economia do país inteiro, percebeu?
Portanto, jovem, macroeconomia, análise agregada. O foco é no desempenho da economia como um todo. Fechou?
Microeconomia, análise específica. O foco é nas interações entre empresas, consumidores e produção/preço em setores específicos.
Beleza, né, posso continuar.
Bora falar agora dos objetivos da política macroeconômica.
Pessoal, as contas nacionais, por medirem o desempenho da economia de um país, são uma importante base de dados para o governo, que pode, com base nesses dados, né, formular políticas econômicas para atender a todo o país (política macroeconômica) ou uma empresa/setor (política microeconômica).
Quando o governo deu o desconto de IPI, tá, (Imposto sobre Produtos Industrializados) para todo mundo comprar carro e/ou eletrodomésticos, ele praticou uma política econômica. Quando ele deu subsídios para alguns setores ou quando permitiu que empresas pagassem menos impostos para investir na produção, a chamada renúncia fiscal, o governo também pratica política econômica.
Se o governo acertar na política econômica, todos ficamos contentes, pois a economia se desenvolve, né gente. Agora, se ele errar, a sociedade como um todo sai prejudicada, exceto os privilegiados que conseguiram os benefícios governamentais, já que a economia será penalizada, né gente, com menor crescimento, maior desigualdade e por aí vai.
Pelo menos, turma, na teoria, todo o governo tenta acertar nas políticas econômicas. O acertar aqui que eu quero dizer, é conseguir atingir os objetivos da política macroeconômica, que são alto nível de emprego, estabilidade de preços, distribuição da renda e crescimento econômico.
Agora vamos por partes, tá.
Emprego, é a utilização dos recursos na economia, inclusive a mão de obra dos trabalhadores e as máquinas/equipamentos empregados na produção de bens/serviços. Ou ... Ler mais