Economia EmÁudio: Fluxo Circular da Renda
Olá, bem-vindo de volta!
E agora falaremos do fluxo circular da renda. E aí, tá preparado?
Respira fundo então, dá um gole na água e vamos juntos!
Jovem, agora que sabemos que a macroeconomia tem como foco a análise agregada da economia e que as contas nacionais fornecem importantes dados para essa análise com o propósito de mensurar o desempenho da economia, podemos avançar no nosso estudo.
Gente, o sistema econômico envolve diferentes agentes chamados de agentes econômicos e atividades que se interligam. O propósito dessa atividade é produzir, tá bom.
A produção fará com que a empresa tenha bens/serviços para transacionar no mercado. No entanto, para produzir, a empresa precisará de fatores de produção, precisará de capital, máquinas, equipamentos e também de mão de obra, os trabalhadores, né.
Pessoal, para produzir, então, a empresa deverá pagar uma remuneração a um fator de produção. Se for o fator de produção terra, a empresa pagará um aluguel, o aluguel, portanto, é a remuneração do fator de produção terra.
Se a empresa quiser usar o fator de produção capital, deverá pagar juros. Juros então são a remuneração do fator de produção capital.
E se a empresa quiser usar o fator de produção trabalho, deverá pagar o salário, remuneração deste fator de capital.
Ficou faltando a renda da própria empresa.
Os lucros que serão obtidos quando a empresa conseguir vender sua produção no mercado. Quando o trabalhador vender sua mão de obra para a empresa, ele receberá o salário, né, e esse salário (sua renda) será usado para comprar e consumir outros bens e serviços.
Ou seja, turma, com base na produção realizada pelo trabalhador, há uma troca, a empresa fica com a produção gerada e o trabalhador com a renda de seu salário, isto é, com a venda de seu produto, a empresa receberá a renda, mas deverá pagar o salário do trabalhador (renda do trabalhador).
Já o trabalhador irá ofertar sua mão ... Ler mais