Economia EmÁudio: Economia Fechada e sem Governo - Produto Agregado (Oferta Agregada) - Parte 1
E aí, gente, voltei, tá?
No finalzinho do EmÁudio passado, te falei que neste EmÁudio nós iríamos começar a falar dos agregados macroeconômicos e aprenderíamos como funcionam, lembra?
Então, sem muita enrolação, vamos em frente, tá bom?
Vamos começar de forma bem simples, supondo uma economia fechada e sem governo, tá bom. Depois vamos acrescentar o governo e, por fim, o resto do mundo, beleza?
Bora falar primeiro do produto agregado, também chamado de oferta agregada.
Pessoal, produto agregado é tudo o que é produzido na economia, mas há uma definição mais técnica, que é a de Produto Interno Bruto, o famoso PIB.
O PIB é o total, em valores monetários dos bens e serviços finais produzidos em um país em um determinado período de tempo. Ou seja, sempre que medimos o PIB, estamos medindo qual é o valor que aquele país gero em bens e serviços finais. Se o PIB do país X é 1,5 trilhão de dólares e o PIB do país Y é 2 trilhões de dólares, isso significa que a produção do país Y possui maior valor monetário do que a produção do país X.
Mas vamos destrinchar essa definição.
PIB é o total em valores monetários. Isto é, medimos o PIB não pela quantidade de bens e serviços finais produzidos, mas sim valores monetários, dinheiro, entendeu?
Não nos interessa saber se o país produziu 50 carros, mas sim, qual o valor monetário desses 50 carros.
Agora, por que é assim?
Porque é meio complicado agregar toda a produção em quantidades diferentes, pessoal. Imagine só você contabilizar número de carros produzidos, toneladas de milho, peso de ... Ler mais