Contabilidade Pública EmÁudio: Registro Contábil
Fala meu povo! Bora começar a brincadeira? Aumenta o som aí e vamos juntos! Neste EmÁudio falaremos do registro contábil, beleza? Pessoal a norma que disciplinava os registros contábeis ANBCT 16.5 foi revogada pela NBCT SP Estrutura conceitual, mas muitos dos seus conceitos permanecem aplicáveis e são bastante didáticos para entendermos como funciona o plano de contas aplicado ao setor público, razão pela qual os veremos agora. Inicialmente, tem se que a entidade do setor público deve manter procedimentos uniformes de registros contábeis por meio de processo manual, mecanizado ou eletrônico, em rigorosa ordem cronológica, como suporte às informações.
Para tanto, os registros Contábeis devem ser evidenciados por documento de suporte, os quais constituem qualquer documento hábil físico ou eletrônico, que comprove a transação na entidade do setor público utilizado para sustentação ou comprovação do registro contábil, registro deve ser efetuado em idioma em moeda corrente nacionais, em livros ou meios eletrônicos que permitam a identificação e o seu arquivamento de forma segura. Além disso, quando se tratar de transação em moeda estrangeira, esta, além do registro na moeda de origem, deve ser convertida em moeda nacional, aplicando a taxa de câmbio oficial e vigente na data da transação.
São elementos essenciais do registro contábil a data da ocorrência da transação, a conta debitada a conta, o histórico da transação de forma descritiva ou por meio do uso de código de histórico padronizado quando se tratar de escrituração eletrônica baseado em tabela auxiliar inclusa em planos de contas o valor da transação, o número de controle para identificar os registros eletrônicos que integram o mesmo lançamento contábil. Além disso, temos algumas premissas que devem ser observadas... Ler mais