Administração Financeira e Orçamentária EmÁudio: Programação Orçamentária e Financeira - Parte 1
Olá, tudo bem? Maravilha. Vamos iniciar nossos estudos sobre a programação orçamentária e financeira muito bem. A programação orçamentária e financeira consiste na compatibilização do fluxo dos pagamentos com o fluxo dos recebimentos, com o objetivo de ajustar a despesa fixada às novas projeções de resultados e da arrecadação.
Todos nós fazemos isso, examinamos o quanto e quanto nós iremos receber algum dinheiro. Então, programamos os nossos gastos. Por exemplo, você passou no concurso dos seus sonhos e fez os cálculos de quanto você vai receber durante todo aquele ano, cem mil reais. Você vai comprar aquele carrão cem mil reais logo em janeiro. É claro que não. Você não recebe os cem mil reais de uma vez só. Você recebe ao longo dos meses. Então você tem que programar a compra desse carrão,
Quer outro exemplo? Eu te dou administração. Sabe que em abril irá receber muito dinheiro vindo de impostos. Então, talvez não seja uma boa ideia realizar aquela obra gigante antes de abril. Melhor fazer esta programação orçamentária e financeira.
Essa preocupação com o equilíbrio time entre receitas e despesas já existe desde a Lei 4.320/64, só como era essa regra?
Título seis da execução do Orçamento, Capítulo um da programação da despesa, Art. 47. Imediatamente após a promulgação da Lei de Orçamento e com base nos limites nela fixados, o Poder Executivo aprovará o quadro de cotas trimestrais da despesa, que cada unidade orçamentária fica autorizada a utilizar.
Portanto, logo após, imediatamente, após não era, 30 dias depois a promulgação da Lei Orçamentária Anual (LOA), o Governo liberava esse quadro de cotas trimestrais. Mas o que era esse quadro, professor? Vou te explicar com um exemplo.
Imagine que a unidade Orçamentária X recebeu uma dotação orçamentária de doze mil para o ano todo. O governo achou interessante dividir essa dotação proporcionalmente entre os trimestres do ano, portanto, dividindo doze mil por quatro trimestres. Temos que, em cad... Ler mais