Áudio aula | 06 - Departamentalização | Contabilidade de Custos | EmÁudio Concursos

Contabilidade de Custos EmÁudio: Departamental


Fala pessoal, muito bem vindos a mais um áudio do Módulo 3. Na realidade, é o nosso último áudio antes das questões e do resumão. Ou seja, estamos quase acabando. Iremos tratar da chamada departamentalização, um assunto que a gente vê caindo com uma certa frequência em provas de concurso.


De forma bem resumida, a departamentalização é uma forma de alocação dos custos indiretos e visa a reduzir a arbitrariedade. Como assim professor? Calma, você logo irá compreender bem. Lembra que falamos que os custos indiretos necessitam de critérios de rateio para serem distribuídos entre os produtos? Pois é, ocorre que muitos desses critérios de rateio nem sempre são exatos, podendo gerar distorções relevantes que podem prejudicar as tomadas de decisão por parte dos gestores da empresa.


Mas professor, na prática, como funciona esse negócio de departamentalização? Bom, primeiramente, vamos começar pelo conceito de departamento. Mais uma vez usarei um conceito do professor Eliseu Martins aqui, pois é o conceito que eu mais tenho visto sendo cobrado em provas. Para este professor, o departamento é a unidade mínima administrativa para a contabilidade de custos representada por pessoas e máquinas na maioria dos casos e no qual se desenvolvem atividades homogêneas.


Essa ideia de unidade administrativa quer dizer basicamente que existe ou deveria existir um responsável por cada departamento entende? Como se cada departamento fosse, de fato, uma unidade na companhia. Boa parte das vezes um departamento da companhia é também um centro de custo. Como é professor? Calma é algo simples, chama-se centro de custo, pois nele são acumulados os custos indiretos para, posteriormente, serem alocados aos produtos ou aos outros departamentos.


Mas, antes de eu explicar melhor essa ideia de alocação para você, preciso que saibam o seguinte. Quando estamos falando de departamentalização, precisamos saber que existem os chamados departamentos de produção e os departamentos de serviços. Para exemplificar, vamos pensar na fábrica de violões que tratamos em módulos anteriores. Lembra dessa fábrica? Rebubina a fita aí.


Digamos que nessa fábrica de violões exista o Departamento de Corte e o Departamento de Acabamento. Em tais departamentos, atua-se diretamente com os produtos e, por isso, são chamados de departamentos de produção. No entanto, digamos que existam também os departamentos de controle de qualidade, responsável pela qualidade dos produtos que fabricamos, e o almoxarifado, respons... Ler mais

Conheça agora o aplicativo EmÁudio Concursos! São mais de 40 mil aulas em áudio e texto, com cursos completos dos melhores professores do Brasil, incluindo as aulas de Contabilidade de Custos - Custo de Produção e a Departamentalização - 06 - Departamentalização: SAIBA MAIS