Administração Geral EmÁudio - Planejamento Estratégico - Introdução (Parte 1)
Olá, tudo bem? Vamos seguir conversando sobre o planejamento estratégico, ok? Aumente esse som aí e vem comigo!
Uma organização é dividida basicamente em três níveis administrativos organizacionais. O primeiro nível é o nível estratégico, o segundo nível é o nível tático e o terceiro nível é o nível operacional. Essa divisão é feita a partir do poder de decisão e das atribuições dos gestores de cada um desses níveis.
Vamos conversar daqui pra frente, especificamente do nível estratégico. Combinado? Bora lá.
O nível estratégico é composto pela alta cúpula de uma organização: diretores, conselheiros. Os gestores desse nível estão preocupados com as grandes questões da organização, como por exemplo: qual é a razão de existir dessa organização, aonde a organização pretende chegar, como se posicionar frente à concorrência, optar por uma liderança em custo ou diversificação. Perceba que são questões gerais, muito ligadas ao ambiente no qual a organização opera e que direcionarão os esforços de toda a organização. Tranquilidade total até aqui? Beleza!
No nível estratégico lida-se com temas que possuem um alto grau de subjetivismo, aspectos qualitativos. E por isso o planejamento nesse nível é realizado sob forte incerteza e imprevisibilidade, de modo a exigir habilidades conceituais dos gestores. Também é tarefa desses dirigentes máximos a instituição dos valores da missão e da visão da organização. É indispensável que conheçam cada um desses conceitos. As provas vão tentar te enganar. Questão manjadíssima em concursos públicos é misturar os conceitos de missão, visão e valores. Fique de olhos abertos.
Você sabe o que é negócio, missão, visão e valores meu jovem: Eu te explico.
N... Ler mais