Administração Geral EmÁudio - Etapas do Planejamento Estratégico (Parte 2)
Olá, tudo bem? Finalizamos o áudio anterior falando das etapas do Planejamento Estratégico, segundo o autor Chiavenato. Prometi falar nesse áudio sobre o ponto de vista do autor Djalma Oliveira. E para mim, promessa é dívida. Bora lá pagar o que devo!
Som na caixa!
Como comentei com você no áudio passado, o Djalma Oliveira adota a nomenclatura de fases do planejamento estratégico. Vamos conversar um pouco sobre as principais características de cada uma das fases. Bora lá? Maravilha!
Primeira fase do Planejamento Estratégico, segundo o autor Djalma Oliveira é de diagnóstico estratégico. Nessa fase, ocorre a análise de todos os aspectos inerentes à realidade externa (oportunidades e ameaças) e interna (forças, fraquezas ou ponto neutro) da empresa. Essa fase divide-se ainda em cinco etapas. A primeira é a fase de identificação da visão. A segunda é a fase de identificação dos valores. A terceira é a fase de análise externa. A quarta é a da análise interna. A quinta é a fase da análise dos concorrentes.
Antes de continuar a falar das fases do planejamento estratégico, quero que você saiba um pouquinho sobre o ambiente interno e o ambiente externo. Vem comigo!
O ambiente interno está relacionado aos fatores controláveis: pontos fortes (forças) e fracos (fraquesas). Já o ambiente externo está relacionado aos fatores não controláveis ou de difícil controle: oportunidades e ameaças. Tem ainda o ponto neutro, que é uma variável identificada pela empresa. Mas por não existirem critérios e parâmetros suficientes, não é possível enquadrá-la como um ponto forte ou fraco. Esse conceito, apesar de já ter sido objeto de prova, costuma ser ignorado na maioria das questões.
Muita informação, né meu jovem? Eu sei, mas calma na alma que vai dar certo!
A segunda fase do planejamento estratégico, segundo o autor Djalma Oliveira é a da missão da empresa. Nessa fase, a empresa formula sua razão de existir, ou seja, define o motivo central da existência da empresa. Qual é seu cliente e quais serão os seus produtos e serviços. Ainda nessa fase, são estabelecidas as macros estratégias da empresa. Ou seja, os caminhos que a empresa adotará para o ambiente competitivo e qual será seu posicionamento estratégico.