Administração Geral EmÁudio - Matriz SWOT (Parte 2)
Olá, tudo bem? Sem enrolação, vem comigo aprender mais sobre estratégia. Som na caixa!
No áudio anterior, te apresentei um cenário vulnerável e disse que a estratégia a ser usada seria a manutenção, certo? Beleza. Te falei também que, nesse caso, a organização adotaria medidas defensivas para se proteger das ameaças. Mas quero que você saiba também as estratégias que o autor Djalma Oliveira propôs dentro da postura de manutenção. Quer saber quais? Eu te digo.
Djalma Oliveira propõe: a estratégia de estabilidade, que procura fortalecer os produtos maduros e com concorrência estabelecida, ou seja, mais controle do que planejamento. Propõe também a estratégia de nicho, ou seja, estratégia de dominar um segmento que atua, preservando vantagens competitivas. E por fim, Djalma Oliveira propõe a estratégia de especialização, que busca conquistar ou manter a liderança mediante a concentração de esforços de expansão em uma ou poucas atividades.
Tranquilo até aqui? Bora em frente!
Agora, meu jovem. Imagine um cenário cheio de limitações. A estratégia a ser usada é a de crescimento. Eu te explico. O crescimento é uma postura estratégica utilizada quando temos um ambiente externo favorável, com oportunidades. Porém, a organização dispõe de pontos fracos. O exemplo clássico de estratégia de crescimento são as Joint Ventures. As joint ventures correspondem a uma associação de empresas para atuarem juntas na produção de determinado produto ou serviço.
Ou seja, individualmente, em vista dos seus pontos fracos, as organizações não teriam condições de aproveitar algumas oportunidades. Como contornar isso? Unindo-se à outra organização. Vou te dar um exemplo para você entender melhor, ok? Acalma esse jovem coração!
Um exemplo recente é da Embraer com a Boeing. São empresas concorrentes que se uniram para uma joint venture para promover e desenvolver novos mercados para o avião KC-390. E depois fizeram uma nova parceria para criar uma empresa de produção de jatos comerciais. Outra estratégia de cre... Ler mais