Administração Geral EmÁudio - Cinco forças de Porter e Estratégias Genéricas (Parte 1)
Olá, tudo bem com você? Espero que sim. Nesse áudio, quero conversar com você sobre as cinco forças de Porter e sobre estratégias genéricas. Mas antes, quero te contar quem é Porter. Aumenta esse som aí e vem comigo.
Michael Porter é um dos maiores expoentes da administração estratégica, meu jovem. Esse cara definiu que a estrutura de uma indústria exerce um papel preponderante no desempenho das organizações daquele setor.
Segundo Porter, é indispensável entender as interações que ocorrem nesse ambiente a partir da análise de cinco forças. São as chamadas Cinco forças de Porter. Bora aprender sobre cada uma dessas forças e como elas influenciam no desempenho de uma indústria? Maravilha, vamos juntos!
Primeiro, quero que você saiba quais são as cinco forças de Porter. São elas: rivalidade no setor, barganha de fornecedores, barganha de clientes, ameaça de novos entrantes e, por último, ameaça de produtos substitutos.
Vamos conversar sobre cada uma delas, beleza? Bora lá!
A rivalidade no setor avalia como a concorrência está posicionada naquele mercado. Quantos concorrentes atuam no segmento, qual a taxa de crescimento do mercado, qual a participação no mercado das empresas são alguns aspectos considerados. Mercados altamente competitivos e que possuam um crescimento lento tendem a ter uma rivalidade... Ler mais