Administração Geral EmÁudio - Cinco Forças de Porter e Estratégias Genéricas (Parte 2)
Olá, tudo bem? No áudio passado, começamos a conversar sobre as cinco forças de Porter. Te falei da rivalidade no setor e da barganha de fornecedores. Falta falar da barganha de clientes, da ameaça de novos entrantes e da ameaça de produtos substitutos. Vamos juntos?
A barganha de clientes é assim, imagine que você vá na fábrica de chocolates da Garoto lá no Espírito Santo comprar seu chocolatinho. Qual venda para a Garoto é a mais importante? A venda para você, que só quer matar a vontade das lombrigas com dez barrinhas de chocolateou a venda para uma empresa de varejo de âmbito nacional, que compra algumas toneladas de chocolate por mês? Certamente, a venda para a empresa de varejo é bem mais importante. Por isso, essa empresa terá um poder de barganha muito maior para exigir descontos, melhores condições de venda, prazos de pagamento, etc. Concorda comigo? Vamos em frente.
Nesse sentido, mercados que possuem poucos clientes de grande porte, como o mercado de aquisição de aeronaves, por exemplo, são fortemente impactados pelo poder de barganha dos clientes. Deu para entender?
Já as ameaças de novos entrantes representam a probabilidade e as consequências que uma empresa pode sofrer pela ameaça do ingresso de uma rival no mercado. Temos exemplos interessantíssimos no Brasil. Quer ver?
As ações de grandes varejistas brasileiras, por exemplo, despencaram na bolsa de valores apenas com o anúncio do interesse da Amazon de ingressar no mercado brasileiro. Ou seja, muito ant... Ler mais