Áudio aula | 10 - Cadeia de Valor - Parte 1 | Administração Geral | EmÁudio Concursos

Administração Geral EmÁudio - Cadeia de Valor (Parte 1)

Olá, tudo bem? Espero que sim. Preparado para aprender um pouquinho mais? Que bom! Nesse áudio vamos estudar a cadeia de valor. Sorriso no rosto, coragem e vamos juntos.

Além das cinco forças Porter criou um quadro de referência para diagnosticar como uma empresa pode implementar as estratégias genéricas. Um conceito central nessa implantação é o de vantagem competitiva. A vantagem competitiva é a diferença de valor agregado que uma organização entrega para seus clientes em comparação a seus concorrentes. Mas professor, o que seria esse valor adicional de entrega? Isso depende muito do segmento.

No mercado de telefonia móvel, por exemplo, temos a Apple que atribui a seus produtos um alto nível de status social, o que não é feito por outras marcas. Logo, a força da marca da Apple é uma vantagem competitiva. O que Porter propõe. é um modelo de referência para identificar as fontes de vantagem competitiva, ou seja, qual é o setor ou atividade dentro da empresa que justificaria essa vantagem competitiva que a Apple possui.

Preste atenção, meu jovem! A vantagem competitiva não pode ser compreendida analisando a empresa como um todo. A vantagem competitiva tem sua origem nas inúmeras atividades distintas que uma empresa executa no projeto, na produção, no marketing, na entrega e no suporte de seu produto. Cada uma dessas atividades pode contribuir para a posição dos custos relativos de uma empresa, além de criar uma base para a diferenciação. Deu para entender? Para responder qual é o setor ou atividade dentro da empresa que justificaria a vantagem competitiva que a Apple possui, vou usar a cadeia de valor.

A cadeia de valor, meu jovem, separa as atividades em dois grupos: o primeiro grupo é o das atividades de apoio ou atividades secundárias. O segundo grupo é o das atividades primárias. Vamos conversar rapidinho sobre esses dois grupos separadamente.

O grupo das atividades primárias se divide em: logística interna, que são as atividades relacionadas ao recebimento, armazenamento e distribuição dos insumos. As operações, que são as atividades relacionadas ao processamento dos insumos no produto. Refere-se ao trabalho de produção, montagem e embalagem dos produtos. Pertencem também às atividades primárias a logística externa. A logística externa refere-se desde o armazenamento de produtos acabados até a distribuição desses produtos para os compradores. Ou seja, ela é responsável pelo processamento de pedidos, operações com veículos, etc. Marketing e vendas também são atividades que pertencem às atividades primárias.

São atividades que criam os... Ler mais

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