Administração Geral EmÁudio - Operacionalização, Acompanhamento e Controle da Estratégia - Balanced Scorecard (Parte 1)
Olá, tudo bem? Espero que sim! Preparado para estudar as etapas de operacionalização, acompanhamento e controle da estratégia? Muito bem! Coloque aquele sorrisão no rosto e vamos juntos!
Dentro das etapas de operacionalização, acompanhamento e controle temos que estudar duas ferramentas: o Balanced Scorecard ou (BSC) e a Matriz GUT. Vamos começar pelo famoso Balanced Scorecard ou (BSC). Preste atenção no exemplo do Banco do Brasil!
A missão do Banco do Brasil é ser um banco de mercado competitivo e rentável, atuando com o espírito público em cada uma de suas ações junto à sociedade. Concorda que é um pouco subjetivo? O que significa ser um banco competitivo e rentável? O que significa atuar com o espírito público em suas ações?
A ideia do BSC é justamente retirar esse caráter subjetivo da missão e visão das organizações. O BSC transforma, por exemplo, o caráter competitivo que consta na missão do Banco do Brasil em um objetivo estratégico claro. Estar entre os três primeiros bancos no número de empréstimos consignados em folha. Em seguida, define-se um indicador para acompanhar a evolução desse objetivo, por exemplo, número de empréstimos consignados.
Você saberia me dizer o que é um indicador? Deixa comigo que eu te explico. Indicador é uma variável utilizada para medir a evolução de um objetivo. Imagine que você tenha o objetivo de ficar em forma.... Ler mais