Administração Geral EmÁudio: Mudança Organizacional, Processo de Mudança
E aí, meu povo, beleza? Bora aprender um pouco sobre mudança organizacional. Aperta o play aí e se surpreenda.
Jovem, uma máxima recorrente no mundo dos negócios afirma que o mercado funciona como uma espécie de esteira: quando a organização fica parada, ou seja, deixa de mudar, o que acontece, na verdade, é que ela anda para trás. De forma muito didática, Chiavenato apresenta o seguinte conceito para mudança: transição de uma situação para outra diferente ou a passagem de um estado para outro diferente.
Em mercados cada vez mais dinâmicos e competitivos, a busca pela inovação e, consequentemente, pela mudança parece ter virado a pauta do dia das empresas e órgãos públicos. Ocorre que o processo de mudança organizacional não é algo simples, tampouco barato. São os casos das gigantes Uber e Netflix, jovem. Você concorda que essas empresas, Netflix e Uber, foram capazes de promover inovações? Sem dúvida!
Apesar disso, os resultados financeiros dessas mesmas empresas, nos últimos anos, não são tão bons. A Netflix tem uma dívida de bilhões de dólares, e a Uber ainda não é uma empresa rentável.
— Professor, como assim? Prejuízo?
Exatamente, meu caro! O processo de mudança é inerentemente caro e, na maioria das vezes, possui retorno financeiro apenas no médio e longo prazo. Quem não lembra da época em que o YouTube era gratuito e totalmente sem propagandas, ou mesmo do Facebook? Nesses períodos iniciais, essas empresas também amargavam prejuízos em prol da consolidação de seus serviços.
Depois de conquistarem milhões de usuários, tornaram-se capazes de reaver, com folga e muito lucro, todos os investimentos realizados. Dessa conversa inicial, o que quero que compreenda é que o processo de mudança, apesar de indispensável para a sobrevivência da organização, é um processo complexo e que possui um bom nível de incerteza e riscos.
Apressar uma mudança organizacional significa instabilidade e ineficiência. Não se adaptar às novas tendências significa perder participação no mercado consumidor. Conciliar essas tensões e conduzi... Ler mais