Administração Geral EmÁudio: Mudança Organizacional, Contexto da Mudança Organizacional
Fala, jovem! Bem-vindo de volta! Bora contextualizar essa tal mudança organizacional? Então vem comigo e aumenta o som aí!
Stephen Robbins destaca, em sua obra, forças que favorecem a mudança, bem como traz algumas fontes de resistência. Vamos por partes.
A primeira fonte de resistência que vamos conversar são as forças que favorecem a mudança. Podemos destacar os seguintes fatores que estimulam uma organização a buscar a mudança: natureza da força de trabalho, tecnologia, choques econômicos, competição, tendências sociais e política internacional.
Quanto à natureza da força de trabalho, o que você precisa saber é que quase todas as organizações hoje precisam se ajustar a um ambiente multicultural. As práticas de gestão de pessoas tiveram que se adaptar para conseguir atrair e reter essa força de trabalho mais diversa.
São exemplos disso: maior diversidade cultural, envelhecimento da população, convivência de pessoas muito novas e bem mais velhas no ambiente de trabalho, recém-contratados com habilidades inadequadas. Deu para entender? Vamos em frente.
A tecnologia, cada vez mais, impulsiona mudanças nas organizações: a crescente automação de processos, a disponibilidade de computadores mais rápidos, mais baratos e portáteis. O desenvolvimento de pesquisas na área de genética humana são alguns exemplos de como a tecnologia afeta a disposição para a mudança.
Já quanto aos choques econômicos, desde o início dos anos 70, quando o preço do petróleo nos mercados internacionais quadruplicou da noite para o dia, choques econômicos vêm impondo contínuas mudanças às organizações, com a crescente volatilidade e integração de diferentes mercados. Em muitos casos, sequer é possível estimar o impacto e a extensão de flutuações no câmbio, por exemplo.
Outro fator que estimula uma organização a buscar a mudança é a competição. Hoje, a empresa concorrente pode estar a milhares de quilômetros de distância, em muitos casos, até mesmo em outros países.
A tecnologia da informação tornou possível que os consumidores comparem e escolham empresas de qualquer lugar do mundo, o que elevou o nível de competição e concorrência a um patamar até então inimaginável. São exemplos de fatores de competição: concorrência globalizada, fusões e consolidações e cres... Ler mais