Administração Geral EmÁudio: Mudança Organizacional - Estratégias para Conduzir o Processo de Mudança
E aí, meu povo, voltei! Neste EmÁudio, vamos bater um papo sobre as estratégias para conduzir o processo de mudança. Aperta o play e se surpreenda!
Jovem, existem muitas maneiras de uma organização estimular o processo de mudança. Cabe ao agente de mudanças analisar as circunstâncias e optar entre estratégias mais abruptas, como a reengenharia, ou mudanças incrementais, pequenas mudanças. Mas você saberia me dizer o que é uma melhoria contínua? Deixa que essa eu respondo.
Segundo Chiavenato, a melhoria contínua é uma técnica de mudança organizacional suave e contínua, centrada nas atividades em grupo das pessoas. A melhoria contínua visa à qualidade dos produtos e serviços dentro de programas de longo prazo, que privilegiam a melhoria gradual e o passo a passo, por meio da intensiva colaboração e participação das pessoas.
É uma abordagem incremental e participativa para obter excelência na qualidade dos produtos e serviços a partir das pessoas. Falando em qualidade, você precisa saber o que é a tal da qualidade total. Vem comigo! Qualidade total é basicamente a utilização sistemática da melhoria contínua para toda a organização.
Como diz Chiavenato, enquanto a melhoria contínua da qualidade é aplicável no nível operacional, a qualidade total estende o conceito de qualidade para toda a organização, abrangendo todos os níveis organizacionais, desde a pessoa do escritório e do chão da fábrica até a cúpula, em um envolvimento total.
Assim, podemos afirmar que a qualidade total, assim como a melhoria contínua, é uma abordagem incremental para promover qualidade e mudanças nos produtos e processos de uma organização.
De forma bem sintética, poderíamos estruturar o processo da qualidade total da seguinte maneira:
Escolha de uma área de melhoria.
Definição da equipe de trabalho que tratará da melhoria.
Identificação dos benchmarks - padrões de excelência - parâmetros.
Análise do método atual.
Estudo piloto da melhoria.
Implementação das melhorias.
Muitos autores pontuam que, em decorrência da qualidade total, desenvolveram-se três técnicas que são tão importantes para o processo de mudança: enxugamento (downsizing), terceirização (outsourcing) e redução do tempo do ciclo de produção. Vamos falar sobre cada uma delas? Preste atenção!
A técnica de enxugamento, do inglês downsizing, é a redução de níveis hierárquicos e o enxugamento organizacional para reduzir as operações ao essencial do negócio e transferir o acidental para terceiros que saibam fazer melhor e mais barato.
A terceirização, ou outsourcing, consiste na transferência de uma operação interna de uma organização para outra. Adota-se a terceirização, principalmente, em duas circunstâncias principais:
Quando a organização deseja focar em suas atividades principais e, assim, manter agilidade e flexibilidade. Quando a transferência da operação resulta em economia, hipótese na qual a terceirizada ... Ler mais