Áudio aula | 04 - Mudança Organizacional: Estratégias para Conduzir o Processo de Mudança | Administração Geral | EmÁudio Concursos
Administração Geral em Áudio: Mudança Organizacional - Estratégias para Conduzir o Processo de Mudança

Aí meu povo, voltei em áudio! Vamos bater um papo sobre as estratégias para conduzir o processo de mudança. Aperta o play e se surpreenda, jovem.

Existem muitas maneiras de uma organização estimular o processo de mudança. Cabe ao agente de mudanças analisar as circunstâncias e optar entre estratégias mais abruptas, como a engenharia ou mudanças incrementais, pequenas mudanças. Mas você saberia me dizer o que é uma melhoria contínua? Deixa que essa eu respondo.

Segundo Chiavenato, a melhoria contínua é uma técnica de mudança organizacional suave e contínua, centrada nas atividades em grupo das pessoas. Melhoria contínua visa a qualidade dos produtos e serviços dentro de programas de longo prazo, que privilegiam a melhoria gradual e o passo a passo, por meio da intensiva colaboração e participação das pessoas. É uma abordagem incremental e participativa para obter excelência na qualidade dos produtos e serviços.

A partir das pessoas falando em qualidade, você precisa saber o que é a tal da qualidade total. Vem comigo. Qualidade total é basicamente a utilização sistemática da melhoria contínua para toda a organização. Como diz que a Renato, enquanto a melhoria contínua da qualidade é aplicável no nível operacional. A qualidade total estende o conceito de qualidade para toda a organização, abrangendo todos os níveis organizacionais, desde a pessoa de escritório e do chão da fábrica até a cúpula, em um envolvimento total. Assim, podemos afirmar que a qualidade total, assim como a melhoria contínua, é uma abordagem incremental para promover qualidade e mudanças nos produtos e processos de uma organização.

De uma forma bem sintética, poderíamos estruturar o processo da qualidade total da seguinte maneira:

1. Escolha de uma área de melhoria.
2. Definição da equipe de trabalho que tratará da melhoria.
3. Identificação dos benchmarks - Padrões de excelência - Parâmetros.
4. Análise do método atual (Cinto).
5. Estudo piloto da melhoria.
6. Implementação das melhorias.

Muitos autores pontuam que, em decorrência da qualidade total, desenvolveram-se três técnicas que são tão importantes para o processo de mudança: enxugamento (downsizing), terceirização (outsourcing) e redução do tempo do ciclo de produção. Vamos falar sobre cada uma delas? Preste atenção.

A técnica de enxugamento, do inglês downsizing, é a redução de níveis hierárquicos e enxugamento organizacional para reduzir as operações ao essencial do negócio e transferir o acidental para terceiros que saibam fazer melhor e mais barato.

Terceirização ou outsourcing consiste na transferência de uma operação interna de uma organização para outra. Adota-se a terceirização, principalmente em duas circunstâncias principais: quando a organização deseja focar em suas atividades principais e assim manter agilidade e flexibilidade, e quando a transferência da operação resulta em economi... Ler mais

Conheça agora o aplicativo EmÁudio Concursos! São mais de 40 mil aulas em áudio e texto, com cursos completos dos melhores professores do Brasil, incluindo as aulas de Administração Geral - Mudança Organizacional e Empreendedorismo - 04 - Mudança Organizacional: Estratégias para Conduzir o Processo de Mudança: SAIBA MAIS