Administração Geral EmÁudio: Empreendedorismo - Parte 1
Fala, jovem! Bem-vindo a mais um EmÁudio. Agora nós iremos falar sobre empreendedorismo. Som na caixa!
Definir o que é empreendedorismo e o que é ser empreendedor não é uma tarefa simples, jovem, mas vamos com calma!
O empreendedorismo é uma área de conhecimento estudada por diversas ciências: psicologia, sociologia, administração, economia etc.
Assim, a partir da perspectiva de cada uma dessas ciências, é possível conceituar o empreendedorismo dentro de uma perspectiva econômica. Várias pesquisas científicas já demonstraram que o empreendedorismo está fortemente relacionado ao crescimento e à prosperidade de nações e regiões.
Regiões e nações com cultura mais empreendedora possuem um nível de bem-estar maior. Podemos estabelecer a seguinte relação: conhecimentos científicos e técnicos geram inovações tecnológicas, capazes de promover desenvolvimento tecnológico e, por consequência, desenvolvimento econômico e social.
É importante que saiba que empreendedorismo não está necessariamente vinculado à criação de novas empresas. A ação empreendedora, na verdade, consiste na criação de novos produtos, processos e/ou na entrada em novos mercados, o que pode ocorrer por meio de uma organização recém-criada ou dentro de uma organização estabelecida.
De forma mais simples, é possível, sim, ser empreendedor na condição de empregado. A postura empreendedora não está associada à propriedade de uma empresa, mas à capacidade que um indivíduo detém de identificar as chamadas oportunidades empreendedoras, ou simplesmente oportunidades.
Oportunidades são situações nas quais novos bens, serviços ou mesmo métodos organizacionais podem ser introduzidos de modo a criar um valor maior do que seu custo de produção.
Daí podemos dizer que um empregado que identifica, dentro de um processo de trabalho, uma possibilidade de melhoria que gerará retorno econômico para a organização assume uma postura empreendedora. O empreendedor é aquela pessoa que consegue enxergar uma solução ou oportunidade que ninguém nunca pensou ou perceber um problema que a maioria sequer sabia existir.
Na teoria, é tudo muito lindo, mas, na prática, empreender exige um conjunto de processos mentais para que o indivíduo consiga separar o sinal de uma oportunidade do sinal de uma cilada. Afinal, empreender consiste, necessariamente, em agir sob incerteza.
Sejamos sinceros, se alguém lhe fizesse a seguinte pergunta há apenas dez anos: “Estou pensa... Ler mais