Administração Geral EmÁudio: Empreendedorismo - Parte 2
Olá, voltei! E, como combinado, continuaremos nosso papo sobre empreendedorismo. Aperta o play!
Dentro da obra de Joseph Schumpeter, temos o processo de desenvolvimento econômico como um processo dinâmico baseado em três fatores fundamentais: empreendedor, destruição criativa e crédito.
O empreendedor ou empresário inovador é a pessoa responsável pela criação de novos mercados para os frutos da destruição criativa. Para Schumpeter, um empresário inovador era o sujeito responsável por estabelecer os mercados para os produtos e processos inovadores.
A destruição criativa é o processo de inovação que compreende a destruição do velho — velhas formas de governança, de produção, de tecnologias etc. — por novas formas. Neste processo, há aumento da produtividade e, consequentemente, desenvolvimento econômico.
E o crédito é o item fundamental para possibilitar a ligação entre os empresários, a destruição criativa e os mercados. O crédito é indispensável ao financiamento das novas empresas que vão introduzir as mudanças revolucionárias na vida econômica, as inovações.
Desse modo, o banqueiro transforma-se no capitalista por excelência, colocando-se entre os que desejam formar combinações novas e os que possuem os fatores de produção. Note que é o empreendedor que move todo o processo de desenvolvimento por meio da inovação e da destruição criativa.
E o que seria essa bendita inovação, meu povo?
Segundo a Pesquisa de Inovação Tecnológica (PINTEC), elaborada pelo IBGE, inovação consiste em implementar produtos, bens e serviços ou processos novos ou substancialmente aprimorados.
"Entendi, professor! Mas uma coisa que ainda não ficou clara é qual a razão para as empresas inovarem, empreenderem."
Excelente pergunta, e eu te respondo: lucros extraordinários ou lucros de monopólio.
O processo de inovação permite que as empresas desenvolvam vantagens competitivas e se diferenciem umas das outras em termos tecnológicos ou de mercado, o que permitirá que essa empresa usufrua de níveis maiores de lucro.
De forma mais concreta, pense em quanto dinheiro a empresa Xerox ganhou ao desenvolver o processo de fotocópia, enquanto duraram as patentes e enquanto a empresa foi capaz de inovar. A Xerox obteve níveis de lucro inigualáveis, de... Ler mais