Administração Geral EmÁudio: Processo de Inovação
Bom dia, boa tarde, boa noite! Independente do horário, é sempre um prazer ter você por aqui. Aumenta o som aí e vamos aprender mais um pouquinho!
Já aprendemos que inovação consiste em implementar produtos, bens e serviços ou processos novos ou substancialmente aprimorados. Esse conceito é importante, mas é possível conceituar a inovação de outras formas.
Na obra de Pinto e Rios, é feita uma grande compilação de conceitos de inovação de autores prestigiados. Vejamos:
A inovação é um processo pelo qual as empresas, através da aquisição do conhecimento, colocam em prática novos produtos ou novos processos de manufatura, que até então eram novos para elas.
De acordo com Nelson e Rosenberg, a inovação é um processo criativo capaz de mudar aquilo que o sistema organizacional faz e também o modo de fazer.
De acordo com Sink e Tuttle, a inovação compreende a geração de uma ideia ou invenção e a conversão desta invenção em algum negócio ou aplicação útil.
De acordo com Roberts, a inovação é um instrumento específico dos empreendedores, o meio pelo qual eles exploram a mudança como uma oportunidade para um negócio diferente ou um serviço diferente.
De acordo com Drucker...
Apesar dos diferentes conceitos, conseguimos perceber uma grande similaridade entre eles. Basicamente, temos que a inovação corresponde a um processo criativo que conduz a um produto ou processo novo que tenha aplicação útil.
A implementação da inovação, por sua vez, ocorre quando o produto é introduzido no mercado ou quando o processo passa a ser operado pela empresa, ou seja, é quando a inovação é posta em prática.
Jovem, atenção aqui!
Produto novo é aquele cujas características fundamentais, especificações técnicas, componentes e materiais, software incorporado, funções ou usos pretendidos diferem significativamente de todos os produtos previame... Ler mais