Áudio aula | 06 - Classificações de Competência – Parte 2 | Administração Geral | EmÁudio Concursos

Administração Geral EmÁudio: Classificações de Competência - Parte Dois

Oi, voltei. Sem enrolação, aumenta o som aí e vamos aprender mais um pouquinho sobre as classificações de competência.

Outra forma de classificar as competências é de acordo com a relevância ao longo do tempo. Nessa classificação, temos um agrupamento de acordo com a tendência da relevância ao longo do tempo de determinada competência. A ideia central dessa classificação é que a organização busque fortalecer as competências que tendem a se mostrar mais relevantes no futuro ou, ao menos, tendem a manter o mesmo nível de importância.

Dentro dessa ideia, temos as seguintes competências:

- Competências emergentes: são as competências que estão surgindo e tendem a se tornar mais relevantes no futuro.

- Competências declinantes: competências que tendem a se tornar pouco relevantes no futuro.

- Competências estáveis: aquelas competências que se mostram relevantes atualmente e tendem a manter o mesmo nível de importância.

- Competências transitórias: competências necessárias por uma organização apenas por um período de tempo, por exemplo, banca de advogados especializada em fusões de empresas. Uma vez concluído o processo de fusão, essa competência não será mais necessária para aquela organização.

Tranquilidade? Posso continuar? Beleza. Próxima classificação:

Competências por Tipo de Graminha. Segundo essa classificação, podemos dividir as competências organizacionais em competências diferenciais, essenciais e básicas.

- Competências diferenciais: são competências que estabelecem uma vantagem competitiva perante os concorrentes. Representam atividades que os clientes reconhecem como diferenciais em relação aos concorrentes.

- Competências essenciais: são competências necessárias para o sucesso de uma organização em relação aos clientes, à sociedade e aos concorrentes. É o caso da atividade de ensino para o cursinho preparatório, por exemplo.

- Competências básicas: são aquelas necessárias para manter a organização funcionando e são percebidas no ambiente interno.

Também é uma forma de classificar as competências as competências por tipo de Chiavenato. Segundo a tipologia de Chiavenato podemos enquadrar as competências nos seguintes grupos: competências essenciais, de gestão, pessoais e organizacionais.

Competências essenciais são as competência... Ler mais

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