Administração Geral em Áudio: Resumo sobre Gestão por Competência
E aí, meu povo? Beleza? Bem-vindo ao nosso queridinho, o Resumão em Áudio, mais conhecido como Resumão da Aprovação. Preparado? Aumenta o som aí e vem comigo.
Jovem, lembra que nós conversamos e aprendemos que existem duas grandes correntes doutrinárias que conceituam competência? Lembra quais são elas? Isso mesmo! Ouvi você respondendo daí! Abordagem americana e a abordagem francesa/inglesa.
Na abordagem americana, que é a mais cobrada, a competência é vista a partir de uma visão intrínseca interna. Indivíduo competente é aquele que possui um conjunto sinérgico de conhecimentos, habilidades e atitudes. Já na abordagem francesa/inglesa, a competência é vista a partir de uma visão estratégica externa. Competência, dentro dessa abordagem, seria então, a capacidade de entrega do indivíduo, ou seja, a capacidade de gerar resultados e de assumir responsabilidades frente a situações de trabalho complexas.
Jovem, é o famoso CHA. Lembra dele? Conhecimento, habilidade, atitude. Perceba que o conceito de competência envolve três grandes núcleos. Assim, uma pessoa competente é aquela que congrega de maneira sinérgica conhecimento, habilidade e atitude. Ausência de qualquer um desses elementos retira a competência daquele contexto.
Vamos bater um papo sobre cada um desses conceitos. Vem comigo!
**Conhecimento**: O conhecimento técnico, o saber teórico de uma pessoa, são as informações adquiridas por meio da educação formal, programas de treinamento e experiência profissional.
**Habilidade**: Envolve a capacidade de transformar os conhecimentos em uma ação prática. Resultados. A dimensão do saber.
**Atitude**: É o elemento do querer fazer ou do saber ser. Representa a disposição, engajamento e determinação do profissional para realizar uma atividade.
Tranquilidade total até aqui, né? Vamos em frente. Bora relembrar um pouquinho das características das competências.
As competências possuem duas características importantes: são percebidas pelos outros e são capazes de gerar valor econômico para a organização e valor social para o indivíduo.
Preciso falar rapidinho também sobre os modelos de gestão por competência. Jovem, preste atenção! Gestão por c... Ler mais
E aí, meu povo? Beleza? Bem-vindo ao nosso queridinho, o Resumão em Áudio, mais conhecido como Resumão da Aprovação. Preparado? Aumenta o som aí e vem comigo.
Jovem, lembra que nós conversamos e aprendemos que existem duas grandes correntes doutrinárias que conceituam competência? Lembra quais são elas? Isso mesmo! Ouvi você respondendo daí! Abordagem americana e a abordagem francesa/inglesa.
Na abordagem americana, que é a mais cobrada, a competência é vista a partir de uma visão intrínseca interna. Indivíduo competente é aquele que possui um conjunto sinérgico de conhecimentos, habilidades e atitudes. Já na abordagem francesa/inglesa, a competência é vista a partir de uma visão estratégica externa. Competência, dentro dessa abordagem, seria então, a capacidade de entrega do indivíduo, ou seja, a capacidade de gerar resultados e de assumir responsabilidades frente a situações de trabalho complexas.
Jovem, é o famoso CHA. Lembra dele? Conhecimento, habilidade, atitude. Perceba que o conceito de competência envolve três grandes núcleos. Assim, uma pessoa competente é aquela que congrega de maneira sinérgica conhecimento, habilidade e atitude. Ausência de qualquer um desses elementos retira a competência daquele contexto.
Vamos bater um papo sobre cada um desses conceitos. Vem comigo!
**Conhecimento**: O conhecimento técnico, o saber teórico de uma pessoa, são as informações adquiridas por meio da educação formal, programas de treinamento e experiência profissional.
**Habilidade**: Envolve a capacidade de transformar os conhecimentos em uma ação prática. Resultados. A dimensão do saber.
**Atitude**: É o elemento do querer fazer ou do saber ser. Representa a disposição, engajamento e determinação do profissional para realizar uma atividade.
Tranquilidade total até aqui, né? Vamos em frente. Bora relembrar um pouquinho das características das competências.
As competências possuem duas características importantes: são percebidas pelos outros e são capazes de gerar valor econômico para a organização e valor social para o indivíduo.
Preciso falar rapidinho também sobre os modelos de gestão por competência. Jovem, preste atenção! Gestão por c... Ler mais