Áudio aula | 04 - Estrutura Organizacional | Administração Geral | EmÁudio Concursos
Administração Geral em Áudio: Estrutura Organizacional

Olá, tudo bem? Espero que sim. Pronto para mais um áudio? Vamos bater um papo sobre a estrutura organizacional. Preparado? Então aumenta o som, porque esse assunto é importante e vem comigo.

A estrutura organizacional define toda a infraestrutura de trabalho de uma organização. Como o trabalho será dividido entre as unidades organizacionais, indica aos integrantes da empresa o que devem fazer e o que não devem fazer, através da descrição de cargos, normas e regulamentos. Estabelece o processo de tomada de decisão e define como ocorrerá a harmonização e integração das unidades da organização.

Posso afirmar para você que a estrutura organizacional define quatro sistemas. Você saberia me dizer quais são esses quatro sistemas? Deixa comigo que eu te explico.

Os quatro sistemas são de responsabilidade, autoridade, comunicações e decisão. O sistema de responsabilidades é constituído em decorrência da alocação das atividades. Dentro desse sistema, estudamos temas como a departamentalização. Já o sistema de autoridade é constituído em decorrência da distribuição do poder de decisão. Nesse sistema, estudamos assuntos como a amplitude administrativa e níveis hierárquicos, delegação, descentralização e centralização. Deu para entender até aqui? Vamos em frente.

O sistema de comunicações é constituído como resultado da interação entre as unidades desse sistema. Estudamos temas como elementos da comunicação organizacional, emissor, canal, receptor, ruídos, etc. Por fim, temos o sistema de decisão, que é constituído como resultado da forma como as decisões são tomadas. O estudo do processo decisório é o aspecto mais relevante desse sistema.

Percebeu que a função de organização se irradia por diversas áreas? Pois é, imagine a complexidade que é moldar a estrutura organizacional de uma grande empresa. Pense por um momento como deve ser a rotina de um CEO da Google ou da Amazon, por exemplo. Como deve ser a missão de coordenar milhares de pessoas que atuam em vários segmentos distintos? Quais mecanismos de controle utilizar? De decisão, de autoridade, de estratégia, de marketing, de canais de distribuição? Dá até aflição só de imaginar.

Agora imagina que você tenha sido contratado para moldar a estrutura organizacional dessas empresas do zero. Por onde começar? Para nos ajudar nessa missão, vamos chamar o Robinho, mais conhecido como Stephen Robins. Robins propõe que, ao planejar estruturas organizacionais, devemos considerar seis elementos básicos: especialização do trabalho, departamentalização, cadeia de comando, amplitude de controle, centralização, descentralização e formalização. Esses elementos se relacionam com cada um daqueles sistemas que já te falei. Lembra deles? Bora estudar as principais características de cada um desses elementos.

A especialização do trabalho descreve o grau em que as tarefas dentro da organização estão subdivididas em funções isoladas. Especialização do trabalho, em sua essência, faz com que uma atividade, em vez de ser realizada inteiramente por uma única pessoa, seja dividida em um certo número de etapas, cada uma das quais será r... Ler mais

Conheça agora o aplicativo EmÁudio Concursos! São mais de 40 mil aulas em áudio e texto, com cursos completos dos melhores professores do Brasil, incluindo as aulas de Administração Geral - Processo de Organização - 04 - Estrutura Organizacional: SAIBA MAIS