Administração Geral EmÁudio: Organização Divisional
Olá, tudo bem? Nesse áudio, vamos aprender um pouco sobre a organização divisional. Preparado? Sorriso no rosto e vamos juntos.
A organização divisional é uma estrutura organizacional utilizada por grandes empresas. Geralmente, essa estrutura utiliza-se da departamentalização por produto, serviço ou por base geográfica para criar divisões da organização. Atua de forma quase autônoma, possuindo setores de apoio próprios - produção, logística, marketing.
Lembra do Michael Porter? Então, ele e outros autores denominam essas divisões de unidades estratégicas de negócios - UENs. O nível de autonomia das divisões UENs varia de empresa para empresa. Em geral, as atividades de planejamento, coordenação e controle são centralizadas na alta administração.
Uma característica dominante no tipo de estrutura organizacional divisional é a autonomia de unidades qualificadas como centros de resultado, que apuram lucros ou prejuízos autonomamente. Assim, existe uma descentralização das decisões táticas e operacionais para as divisões, porém as decisões consideradas estratégicas tendem a ser centralizadas na alta administração.
A comunicação entre os departamentos dentro de cada divisão flui bem, mas entre divisões costuma ser diferente, o que aumenta o esforço gerencial na coordenação da alta administração. As áreas que serão centralizadas e as que serão descentralizadas dependem da estratégia da organização.