Administração Geral EmÁudio: Estruturas Organizacionais - Parte Dois
Olá, tudo bem? Bora estudar quais as principais características de cada uma das configurações propostas por Mintzberg, segundo o autor Moreira. Som na caixa e vamos juntos!
Primeiro quero conversar contigo sobre a burocracia mecanizada ou máquina burocrática. A burocracia mecanizada ou a máquina burocrática se caracteriza por ser uma organização madura, cuja estrutura se aproxima do modelo ideal de burocracia descrito por Max Weber. É encontrada em ambientes simples e estáveis, típicos de trabalhos rotineiros, simples e repetitivos.
A burocracia mecanizada ou máquina burocrática tem procedimentos de comunicação formalizados, sendo a tomada de decisão centralizada, com nítida distinção entre a autoridade de linha e a assessoria. A base do trabalho é a padronização dos processos de trabalho com ênfase na tecnoestrutura responsável por padronizar comportamento, especialização e tarefas. Deu para entender? Vamos em frente.
Outra configuração proposta por Mintzberg é a burocracia profissional. A burocracia profissional prioriza a constituição de um quadro de profissionais especializados, os quais são treinados e doutrinados para controlarem seu próprio trabalho, agindo de forma autônoma de seus colegas e diretamente com os clientes.
A ênfase ocorre no núcleo operacional, sendo esse tipo de organização encontrada em ambientes complexos e estáveis cuja coordenação se dá através da padronização de habilidades Inputs. A assessoria de apoio é outra parte bem elaborada com vistas a atender ao núcleo operacional.
Mintzberg também falou da burocracia de forma divisional... Ler mais