Administração Geral EmÁudio: Resumão sobre o Processo de Organização - Parte Dois
Olá, tudo bem? Sem enrolação bora continuar com o nosso resumão da aprovação? Vamos juntos! Aumenta o som aí.
Vamos bater um papo rápido sobre as espécies de departamentalização, suas vantagens e desvantagens. Preparado? Vamos juntos!
Vamos começar pela departamentalização funcional. A departamentalização funcional é o agrupamento das atividades feito de acordo com as similaridades das tarefas, habilidades e conhecimento dos profissionais e o uso de recursos.
Nesse tipo de departamentalização temos duas desvantagens muito características: a concorrência entre departamentos e visão míope da realidade organizacional.
As vantagens são que a departamentalização promove economia de escala por criar condições de produção em massa, máquinas, pessoas, conhecimento e habilidades especializados. A baixa propensão a conflitos entre departamentos, já que os profissionais tendem a ter percepções similares e se sentem satisfeitos. Indicada para situações de estabilidade, atividades rotineiras e sujeitas a poucas mudanças. E, por fim, fomenta a construção de especialistas.
Já a departamentalização por processo é comum nas indústrias. Nesse tipo de departamentalização, as atividades são agrupadas de acordo com o fluxo do processo produtivo.
Segundo o Djalma Oliveira, nesse tipo de departamental, as principais vantagens são: direcionamento da empresa para as necessidades de mercado, melhor especificação dos recursos alocados, comunicação de informações técnicas mais rápida, aprimoramento da coordenação e avaliação de cada parte do processo, maiores níveis de qualidade e produtividade, arranjo físico layout aprimorado permite ações de reengenharia e enxugamento.
Dentre as desvantagens tem: a perda da visão global da interligação entre diferentes processos e a restrição da flexibilidade para ajustes no fluxo produtivo.
Qu... Ler mais