Áudio aula | 25 - Resumão sobre Processo de Organização - Parte 3 | Administração Geral | EmÁudio Concursos
Administração Geral em Áudio: Resumão sobre Processo de Organização - Parte três

Olá, tudo bem? Espero que sim. Vamos continuar com o nosso resumão da aprovação. Só na caixa! Bora começar falando da departamental por clientela. Beleza, vem comigo!

Na departamental por clientela, as atividades são agrupadas de acordo com as necessidades variadas e especiais dos clientes ou fregueses da empresa. É muito comum esse tipo de departamental em lojas de departamentos. As principais vantagens desse tipo de departamental são propiciar para a empresa situação favorável para tirar proveito das condições de grupos de clientes bem definidos, e assegurar conhecimento e rápida adaptação às necessidades específicas de diferentes tipos de classes de clientes. Suave na nave, meu jovem coisa boa.

Vamos para as desvantagens. Dentre as desvantagens da departamental por clientes, temos as dificuldades de coordenação entre esse tipo de departamental e outros tipos. Caso a empresa adote uma estrutura organizacional híbrida com mais de um tipo de departamental, os gerentes dos departamentos por cliente exigem tratamentos especiais. Esse tipo de departamental pode levar à redundância de funções nos diversos departamentos e gerar dependência de unidades inteiras de um único tipo de cliente, o que aumenta a incerteza do planejamento de longo prazo.

Departamental por matriz, também chamada de departamental matricial ou em grade departamental, é uma departamental híbrida, ou seja, há uma sobreposição de dois ou mais tipos de departamental. Geralmente, essa sobreposição se refe... Ler mais

Conheça agora o aplicativo EmÁudio Concursos! São mais de 40 mil aulas em áudio e texto, com cursos completos dos melhores professores do Brasil, incluindo as aulas de Administração Geral - Processo de Organização - 25 - Resumão sobre Processo de Organização - Parte 3: SAIBA MAIS