Administração Geral EmÁudio: Resumão sobre Processo de Organização - Parte Três
Olá, tudo bem? Espero que sim. Vamos continuar com o nosso resumão da aprovação. Som na caixa. Bora começar falando da departamental por clientela. Beleza? Vem comigo.
Na departamentalização por clientela, as atividades são agrupadas de acordo com as necessidades variadas e especiais dos clientes ou fregueses da empresa. É muito comum esse tipo de departamentalização em lojas de departamentos.
As principais vantagens desse tipo de departamentalização são propiciar para a empresa situação favorável para tirar proveito das condições de grupos de clientes bem definidos, e assegurar conhecimento e rápida adaptação às necessidades específicas de diferentes tipos de classes de clientes. Suave na nave, meu jovem? Coisa boa.
Vamos para as desvantagens.
Dentre as desvantagens da departamentalização por clientes, temos: as dificuldades de coordenação entre esse tipo de departamentalização e outros tipos. Caso a empresa adote uma estrutura organizacional híbrida com mais de um tipo de departamental, os gerentes dos departamentos por cliente exigem tratamentos especiais.
Esse tipo de departamentalização pode levar à redundância de funções nos diversos departamentos e gerar dependência de unidades inteiras de um único tipo de cliente, o que aumenta a incerteza do planejamento de longo prazo.
Departamentalização por matriz, também chamada de departamentalização matricial ou em grade. A departamentalização, é uma departamentalização híbrida, ou seja, há uma sobreposição de dois ou mais tipos de departamentalização. Geralmente, essa sobreposição se refere à fusão da estrutura funcional com a estrutura por projetos.