Comércio Internacional EmÁudio: Integração Comercial - Etapas e efeitos - Parte 1
E aí preparado para ficar craque em integração comercial?
Vamos aprender agora sobre algumas etapas e efeitos deste assunto dentre as configurações do comércio internacional, a partir do século XX um ponto que merece nossa especial atenção é sobre a integração comercial e a formação dos blocos econômicos.
Mas professor, o que é isso, pra que serve?
A integração comercial é uma espécie de integração econômica entre países que se juntam ou associam-se de forma a permitir relações econômicas e comerciais mais favoráveis. Trata-se de um processo no qual são eliminadas barreiras entre as relações econômicas e comerciais dos países membros através de cooperação econômica, acordos comerciais preferenciais ou barreiras extra bloco, com a intenção de privilegiar seus membros.
No processo de integração, formam-se mercados maiores, tanto produtores quanto consumidores, permitindo uma maior eficiência econômica de forma a proporcionar um aumento no bem-estar da população.
Segundo João Bosco Machado, os impactos sobre o bem-estar gerados pela integração econômica podem decorrer de um número significativo de fatores que se traduzem no verdadeiro objetivo do processo de integração.
Inciso I: A especialização da produção de acordo com as vantagens comparativas de cada país.
Inciso II: O surgimento e a capacidade de aproveitamento de economias de escala.
Inciso III: As alterações nos termos de troca.
A integração econômica pode ser considerada como mais um caso de segundo melhor ou second best option, em inglês, o livre comércio seria a melhor opção, mas em caso de impossibilidade, a integração econômica surge como a segunda melhor opção.
Jacob Viner, em sua obra "The customs union issue", editada em 1950, analisou a forma... Ler mais