Comércio Internacional EmÁudio: Integração Econômica Total
E aí, querido aluno! É bom te ver de volta po aqui. Vamos começar mais uma aula sobre as etapas de integração comercial? Hoje, o assunto é a integração econômica total. Vamos nessa?
A última fase da integração definida por Béla Balassa, é a Integração Econômica Total.
Por último a integração econômica total, pressupõe a unificação das políticas monetárias, fiscais, sociais e contracíclicas e exige a criação de uma autoridade supranacional cujas decisões sejam vinculativas para os estados-membros. Nesta fase, haverá não apenas a integração das políticas monetária e fiscal, mas uma unificação das políticas monetárias, fiscais, sociais e contracíclicas, ou seja, das políticas econômicas e sociais e o estabelecimento de uma autoridade supranacional com decisões vinculantes para os membros do bloco. Podemos denominar tal etapa como uma união política ou como o estabelecimento de uma federação.
E essas foram todas as etapas de integração comercial. Tá a fim de relembrar tudo o que a gente falou até aqui? Calma, não precisa voltar e escutar tudo de novo, preparei um resumo pra você, lá vai!
Começando pela Zona de Preferência Tarifária, o que o define são os seguintes tópicos:
Estabelecimento de uma margem de preferência tarifária para determinados produtos entre seus membros e reduções tarifárias recíprocas em determinados produtos para os países do acordo.
Ah, e vale lembrar, a Zona de Preferência Tarifária não faz parte das etapas definidas por Bela Balassa.
Seguindo pela Área de Livre Comércio, o que a define são estes tópicos: Eliminação progressiva das barreiras comerciais e tarifas e recíprocidade e também vale lembrar que não há uma tarifa aduaneira comum em relação a terceiros países.
Em seguida, temos a definição de Mercado Comum, que consiste em: Livre circulação de mercadorias, livre circulação de pessoas, livre circulação de capitais e pagamentos, livre exercício profissional e direito ao livre estabelecimento.
Já o conceito de União Econômica trata de: Livre circulação dos fatores de produção, integração econômica, moeda única, Banco Central único e política monetária e fiscal única.
E por fim, a Integração Econômica Total, que se classifica por: integração econômica plena e autoridade supranacional vinculante.
E já que chegamos até aqui, nada mais justo do que uma rodada de exercícios e questões pra fixar nosso aprendizado, né?
Aqui vão algumas perguntas de concursos passados:
Questão 1) São fases do processo de integração, em ordem crescente de complexidade:
A) Zona de Livre Comércio, Mercado Comum, União Aduaneira, União Econômica.
B) Área de Livre Comércio, União Econômica, Mercado Comum, União Aduaneira.
C) Zona de Livre Comércio, União Aduaneira, União Econômica, Mercado Comum.
D) União Aduaneira, Zona de Livre Comércio, Mercado Comum, União Econômica.
E) Zona de Preferência Tarifária, Área de Livre Comércio, União Aduaneira, Mercado Comum.
Fica tranquilo, vou te dá um tempo pra pensar, mas se precisar de mais um pouco é só apertar o botão de pause.