Áudio aula | 15 - Comunidade Andina de Nações | Comércio Internacional | EmÁudio Concursos

Comércio Internacional EmÁudio: Comunidade Andina de Nações


E aí, querido aluno, que bom ter você por aqui de novo!

Olha, já posso te adiantar que o assunto é bom.

Já falamos sobre ALALC, ALADI, resolvemos questões sobre tudo isso e agora vamos falar sobre a Comunidade Andina de Nações. Não faz a menor ideia do que seja isso?

Não se preocupa, você tá aqui pra aprender afinal de contas, né? Partiu!

A Comunidade Andina de Nações, também conhecida como Grupo Andino ou Pacto Andino, foi criada pelo Acordo de Integração Sub-Regional Andina (Acordo de Cartagena), em 26 de maio de 1969, no âmbito da ALALC, como um processo de integração visando à criação de um mercado comum latino-americano. Também teve como base os estudos da Comissão Econômica para a América Latina, fizeram parte do acordo os seguintes países: Colômbia, Peru, Venezuela, Equador, Bolívia e Chile. O Chile retirou-se do pacto em 1976 e a Venezuela em 2006.

São membros associados Chile, Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai.

Aqui vai o seu preâmbulo: Acordo de Integração Sub-Regional Andina

Acordo de Cartagena

Os governos da Bolívia, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela, inspirados na Declaração de Bogotá e na Declaração dos presidentes da América, resolveu fortalecer a união de seus povos e estabelecer as bases para avançar rumo à formação de uma comunidade sub-regionais andina, consciente de que a integração constitui um mandato histórico, político, econômico, social e cultural de seus países, a fim de preservar a sua soberania e independência, alicerçada nos princípios da igualdade, da justiça, da paz, da solidariedade e da democracia, determinado a alcançar tais fins através da formação de um sistema de integração e cooperação que tende ao desenvolvimento econômico equilibrado, harmonioso e compartilhado de seus países.

Eles concordam, através de seus representantes plenipotenciários, devidamente autorizados, para concluir o seguinte acordo de integração sub-regional:

São objetivos do acordo promover o desenvolvimento equilibrado e harmonioso dos Estados membros em condições de equidade, através da integração e cooperação econômica e social, acelerar o crescimento e a geração de empregos produtivos para os habitantes dos países membros, facilitar a participação dos países membros no proces... Ler mais

Conheça agora o aplicativo EmÁudio Concursos! São mais de 40 mil aulas em áudio e texto, com cursos completos dos melhores professores do Brasil, incluindo as aulas de Comércio Internacional - Integração Comercial - 15 - Comunidade Andina de Nações: SAIBA MAIS