Comércio Internacional EmÁudio: CARICOM e um resumo dos Acordos de Integração Comercial nas Américas
Olá, iniciando mais um áudio por aqui.
Vamos conhecer mais um pouco sobre o CARICOM, o Mercado Comum e Comunidade do Caribe, mais uma integração comercial das Américas, vamos lá!
O Mercado Comum e Comunidade do Caribe, ou CARICOM, é um bloco de cooperação econômica e política criado em 1973, com a assinatura do Tratado de Chaguaramas, formado por ex-colônias de potências europeias com o objetivo de acelerar o seu processo de desenvolvimento econômico.
São países membros do CARICOM: Antígua e Barbuda, Bahamas, Barbados, Belize, Dominica, Granada, Guiana, Haiti, Jamaica, Monte Serrat, Santa Lúcia, São Cristóvão e Neves, São Vicente e Granadinas, Suriname e Trinidad e Tobago, em 1998, Cuba foi admitida como observadora.
O Tratado Chaguaramas foi revisado em 2002 de forma a permitir a criação de um mercado único e uma economia única.
A CARICOM se baseia em 4 pilares: integração econômica, coordenação da política externa, desenvolvimento humano e social e segurança.
O artigo 6 do tratado revisado traz os objetivos da CARICOM:
- Melhorar os padrões de vida e de trabalho, pleno emprego do trabalho e outros fatores de produção.
- Desenvolvimento acelerado coordenado e econômico, e convergência sustentada.
- Ampliação das relações comerciais e econômicas com estados terceiros.
- Melhoria dos níveis de competitividade internacional, organização para aumentar a produção e produtividade, alcançar um maior grau de influência econômica, eficácia dos Estados membros na negociação com estados terceiros, grupos de estados e entidades de qualquer natureza, coordenação das políticas econômicas estrangeiras e estrangeiras dos Estados membros, e melhoria da coordenação funcional.
Ainda que tenha como objetivo a criação de uma união econômica, atualmente a CARICOM é um mercado comum, ainda que imperfeito. Dá uma olhada nessa questão elaborada pelo CESPE em 2014 sobre esse tema:
"A integração... Ler mais