Administração Geral EmÁudio: Componentes do Gerenciamento de Riscos
Bom dia, boa tarde, boa noite, não importa o horário, é sempre um prazer ter você por aqui. Jovem quero que você preste muita atenção agora, ok? Esse assunto é mega cobrado em prova, foco, força e vem comigo.
Antes de começar, já quero chamar a sua atenção para um detalhe, muitos autores denominam os componentes do gerenciamento de riscos como componentes do controle interno, aceite como sinônimos.
De acordo com o COSO 2, o gerenciamento de riscos é constituído por oito componentes inter-relacionados: ambiente interno, fixação de objetivos, identificação de eventos, avaliação de riscos, resposta a risco, atividades de controle, informações e comunicações, e monitoramento.
Calma, vamos conversar sobre todos eles, vem comigo, vamos começar pelo ambiente interno, ou ambiente de controle. O ambiente interno compreende o "tom" de uma organização e fornece a base pela qual os riscos são identificados e abordados pelo seu pessoal, inclusive a filosofia de gerenciamento de riscos, o apetite a risco, a integridade e os valores éticos. Além do ambiente em que estes estão.
Próximo componente: fixação de objetivos, jovem, os objetivos devem existir antes que a administração possa identificar os eventos em potencial que poderão afetar a sua realização.
O gerenciamento de riscos corporativos assegura que a administração disponha de um processo implementado para estabelecer os objetivos que propiciem suporte e estejam alinhados com a missão da organização e sejam comp... Ler mais