Administração Geral Em Áudio: Informações e Comunicações
Fala meu povo! Voltei, bora falar agora das informações e comunicações, vem comigo.
Informações e comunicações são componentes de controle interno, nos quais as informações relevantes são identificadas, colhidas e comunicadas de forma e no prazo que permitam que cumpram suas responsabilidades. A comunicação eficaz também ocorre em um sentido mais amplo, fluindo em todos os níveis da organização.
Sobre esse componente, quero destacar dois pontos. O primeiro ponto é que as atividades de gerenciamento de riscos não precisam estar necessariamente formalizadas. Sabe quando o menino entra em casa correndo e a mãe grita: "Menino, não corre que o chão está molhado"? Nesse caso, temos um exemplo de identificação do risco, risco de queda, e a comunicação desse risco para as pessoas envolvidas, sem qualquer tipo de formalidades. Isso também pode ocorrer dentro de uma organização, se liga no que o CoSO diz a respeito desse tema.
A quantidade de documentação do gerenciamento de riscos corporativos de uma organização varia de acordo com o tamanho, a complexidade e fatores semelhantes. As grandes organizações possuem documentação escrita, como manuais de política, organogramas formais, descrições de cargo, instruções de operação... Ler mais
Fala meu povo! Voltei, bora falar agora das informações e comunicações, vem comigo.
Informações e comunicações são componentes de controle interno, nos quais as informações relevantes são identificadas, colhidas e comunicadas de forma e no prazo que permitam que cumpram suas responsabilidades. A comunicação eficaz também ocorre em um sentido mais amplo, fluindo em todos os níveis da organização.
Sobre esse componente, quero destacar dois pontos. O primeiro ponto é que as atividades de gerenciamento de riscos não precisam estar necessariamente formalizadas. Sabe quando o menino entra em casa correndo e a mãe grita: "Menino, não corre que o chão está molhado"? Nesse caso, temos um exemplo de identificação do risco, risco de queda, e a comunicação desse risco para as pessoas envolvidas, sem qualquer tipo de formalidades. Isso também pode ocorrer dentro de uma organização, se liga no que o CoSO diz a respeito desse tema.
A quantidade de documentação do gerenciamento de riscos corporativos de uma organização varia de acordo com o tamanho, a complexidade e fatores semelhantes. As grandes organizações possuem documentação escrita, como manuais de política, organogramas formais, descrições de cargo, instruções de operação... Ler mais