Administração Geral EmÁudio: Informações e Comunicações
Fala meu povo! Voltei, bora falar agora das informações e comunicações, vem comigo.
Informações e comunicações são componentes de controle interno, no qual as informações relevantes são identificadas, colhidas e comunicadas de forma e no prazo que permitam que cumpram suas responsabilidades. A comunicação eficaz também ocorre em um sentido mais amplo, fluindo em todos os níveis da organização.
Sobre esse componente, quero destacar dois pontos. O primeiro ponto é que as atividades de gerenciamento de riscos não precisam estar necessariamente formalizadas. Sabe quando o menino entra em casa correndo e a mãe grita: "Menino, não corre que o chão está molhado"?
Nesse caso, temos um exemplo de identificação do risco, risco de queda, e a comunicação desse risco para as pessoas envolvidas, sem qualquer tipo de formalidades. Isso também pode ocorrer dentro de uma organização, se liga no que o COSO diz a respeito desse tema.
A quantidade de documentação do gerenciamento de riscos corporativos de uma organização varia de acordo com o tamanho, a complexidade e fatores semelhantes. As grandes organizações possuem documentação escrita... Ler mais