Português EmÁudio: Elementos da Narrativa (Enredo e Tempo)
O que é enredo?
Como funciona o conceito de personagem em uma narrativa?
Como é dado o tempo em uma narrativa?
Sabe responder essas perguntas?
Se não, relaxa, depois desse áudio, você vai ficar craque nesse assunto.
Hora da aula, vamos lá.
Agora, vamos falar sobre o enredo:
Trata-se do desenrolar dos acontecimentos, as narrativas apresentam, em geral, uma situação inicial harmoniosa e equilibrada, num determinado momento, o equilíbrio será quebrado e aparecerá o conflito.
O ponto culminante desse desequilíbrio é chamado clímax, quando os acontecimentos não se desenrolam do modo como se esperava, frustrando a expectativa do leitor, temos um anticlímax.
O enredo pode ser linear quando obedece a uma ordem cronológica: início, meio, fim; ou não linear quando a ordem dos fatos é quebrada, ocorrendo saltos ao longo da narrativa.
Ambiente ou espaço:
É o cenário onde se desenrolam os acontecimentos.
Personagens:
São os seres que atuam, que vivem o enredo. Definem-se por protagonistas, os personagens principais da história, e por personagens secundários, os demais, ainda há a figura do antagonista, elemento que se opõe ao protagonista.
Importante!
Para ser personagem, é preciso que o elemento se comporte como persona, ou seja, que ele seja personificado com ações e comportamentos humanos, não precisa ser obrigatoriamente um humano, mas deve se comportar como tal.
Tempo:
A sucessão dos fatos e acontecimentos numa narrativa pode ser organizada de duas formas: cronológica, seguindo a ordem natural dos acontecimentos, e acronológica, invertendo a ordem de apresentação dos fatos.
Assim, o tempo na narrativa pode seguir ou não a sequência dos fatos narrados, ou ainda criar recuos de memória, como o flashback, com o intuito de enfatizar algumas ações do texto.
Além disso, do ponto de vista dos acontecimentos, podemos distinguir dois tipos de tempo:
Tempo cronológico ou exterior: é o marcado pelo relógio, é o espaço de tempo em que os acontecimentos desenrolam e os personagens realizam suas ações, trata-se do tempo da própria narrativa.
Tempo psicológico ou interior: não pode ser medido como tempo cronológico, pois se refere à vivência dos personagens, ao seu mundo interior, sonho, lembrança, devaneio, etc. É o tempo não é da narrativa, mas sim o tempo que se passa na cabeça do personagem.
Professor, não entendi a diferença de tempo cronológico e tempo psicológico.
Vou tentar explicar essa diferença com um exemplo bem familiar.
Imagine uma aula num preparatório para concursos em plena sexta à noite, moçada, ninguém é de ferro, não é mesmo? É muito provável que o tempo da narrativa, no caso, o ... Ler mais