Português EmÁudio: Semântica - Significação de palavras - Parte 1
Fala querido aluno, você sabe o que é semântica?
Sabe notar a diferença entre significado e sentido em uma frase?
Curioso para saber mais?
Então vou começar a matar sua curiosidade agora. Vamos começar a nossa aula?
Lá vai.
A semântica é a seção que se ocupa do estudo da significação em geral, em frases inteiras, palavras e até em segmentos menores do que as palavras, como os prefixos e os sufixos.
No estudo da significação, é essencial que façamos a distinção entre significado e sentido, o primeiro está associado ao sentido dicionarizado, ou seja, o sentido inicial primário, já o segundo está associado a um sentido ampliado, além do dicionarizado.
Como exemplo, podemos citar nosso mascote, o gavião, trata-se de uma ave de rapina famosa por sua precisão na captura de suas presas, ao escolhermos como símbolo do Direção Concursos, quisemos imprimir ao nosso aluno as características do foco e do resultado, tão caras a essa linda ave. Assim, o aluno "gavião" é aquele direcionado, focado, preciso.
Isso nos mostra que o sentido leva em consideração aspectos variados, como quem disse o enunciado, em que circunstâncias, com que objetivo.
Vamos enumerar alguns conceitos fundamentais de semântica presentes nos enunciados das questões de concursos.
É interessante que vocês saibam manejar bem esses conceitos, compreendendo a definição de cada um e, principalmente, sua aplicabilidade. Vejamos:
Sinonímia e Antonímia
A relação de sinonímia ocorre quando palavras possuem significado equivalente, ao passo que a de antonímia ocorre quando as palavras possuem significados opostos, excludentes.
É muito importante mencionar que mesmo o significado não implica necessariamente mesmo sentido.
Como assim, professor?
Observem as seguintes frases:
1) "José pagou-me um jantar."
2) "José pagou-me uma janta."
Moçada, os vocábulos "jantar" e "janta" são sinônimos, ambos possuem o mesmo significado, palavra "janta" porém, pode ser palavra mais popular, contribuindo para criar um efeito de sentido menos solene, mais vulgar que "jantar"... Ler mais