Áudio aula | 05 - Os Estoques segundo o CPC 16 | Contabilidade de Custos | EmÁudio Concursos

Contabilidade de Custos EmÁudio: Os Estoques, Segundo o CPC 16


Fala pessoal! Este nosso áudio é importantíssimo, pois iremos abordar diversas coisas contidas no pronunciamento CPC 16, que aborda os estoques. As bancas examinadoras têm gostado muito de falar sobre esse pronunciamento. Então se liga aí!


A primeira coisa que quero ressaltar é que, segundo o CPC 16, estoques são ativos quando se encontram em uma das três situações a seguir:

1. Mantidos para a venda no curso normal dos negócios.

2. Em processo de produção para a venda.

3. Na forma de materiais ou suprimentos a serem consumidos ou transformados no processo de produção ou na prestação de serviços.


Na primeira situação, mantidos para a venda, seriam no caso da nossa Fábrica de Violões, aqueles violões que já estão prontos para serem vendidos.


Na segunda situação, tem-se os estoques em processo de produção. Portanto, aqui teríamos aqueles violões que ainda estão no processo de produção, ou seja, eles ainda não estão prontos, mas econtram-se em processo de produção.


Na terceira situação, temos os materiais ou suprimentos a serem consumidos ou transformados no processo de produção ou na prestação de serviço. Nesse caso, podemos pensar na nossa matéria-prima que, nos exemplos dos áudios anteriores, consistiu-se nos blocos de mogno. Está lembrado?


Resumindo a ideia trazida pelo CPC 16, podemos dizer que os estoques podem estar relacionados aos nossos produtos acabados, os quais prontos para serem vendidos, também aos produtos em processo de fabricação, que podem ser denominados de estoque de produtos em elaboração. Ou ainda, nossos estoques podem estar relacionados às nossas matérias-prima... Ler mais

Conheça agora o aplicativo EmÁudio Concursos! São mais de 40 mil aulas em áudio e texto, com cursos completos dos melhores professores do Brasil, incluindo as aulas de Contabilidade de Custos - Avaliação de Estoques e CPC 16 - 05 - Os Estoques segundo o CPC 16: SAIBA MAIS