Contabilidade de Custos EmÁudio: Exercícios de Fixação - Parte Um
Chegou o nosso tão aguardado áudio de exercício do Módulo 4. Está preparado? Então se liga aí que a gente vai direto para a primeira questão.
Ela é uma questão do Cespe de 2013, do concurso do TCE de Rondônia e diz o seguinte: em períodos inflacionários, os estoques avaliados pelo método UEPS costumam apresentar valores monetários mais altos do que teriam se fossem avaliados pelo método PEPS. Essa situação ocorre também com relação ao resultado do exercício, cujo valor será maior caso se utilize o UEPS em vez do PEPS. Conseguiu pensar na resposta? Como ela é uma questão grande, fomos resolvê-la por partes, combinado?
A primeira parte dela diz que em períodos inflacionários os estoques avaliados pelo método UEPS costumam apresentar valores monetários mais altos do que teriam se fossem avaliados pelo método PEPS. Você vai ver que, com os exemplos que demos dos passados, essa parte da questão será tranquila de responder. Ela está falando basicamente que em situações onde há um aumento de preços, ou seja, em um período inflacionário, o valor dos estoques será maior se utilizarmos o método UEPS em vez do método PEPS. Vamos lá, lembre do nosso exemplo com a compra dos blocos de mogno, era uma situação em que havia um período inflacionário, uma vez que o preço dos blocos ia aumentando a cada compra nova que fazíamos, concorda? Ok então, nessa situação apuramos o custo dos violões com base nos métodos PEPS e UEPS, tá lembrado? Pelo método UEPS, o preço dos blocos de mogno ficou mais caro que no método PEPS, pois o UEPS considera o preço dos estoques mais recentes. Consequentemente, o custo dos violões foi mais caro no método UEPS. É exatamente isso que a primeira parte da questão fala, ou seja, ela diz que em períodos inflacionários os estoques avaliados pelo método UEPS costumam apresentar valores monetários mais altos do que teriam se fossem avaliados pelo método PEPS. Portanto, essa primeira parte dela está correta. Vamos agora para a segunda parte da questão.
Na segunda parte, ela afirma que essa situação ocorre também com relação ao resultado do exercício, cujo valor será maior caso se utilize o UEPS em vez do PEPS. Eu enfatizei bem esse ponto nos áudios anteriores, então vamos recapitular: no método UEPS, teremos um custo de estoque maior se comparado ao método PEPS, correto? Assim, quando vendermos os produtos, o chamado custo do produto vendido, que diminui o nosso resultad... Ler mais