Português EmÁudio: Pronomes Pessoais - Parte 3
Olá, tudo bem com você? Vamos continuar conversando sobre o emprego dos pronomes pessoais. Preparado? Então vem comigo e som na caixa!
Vou começar a aula com a seguinte informação: Os pronomes pessoais do caso reto exercem a função de sujeito da oração. Já os pronomes pessoais do caso oblíquo exercem a função de complemento verbal. Gravou? Não? Então vou repetir: os pronomes pessoais do caso reto exercem a função de sujeito da oração. Já os pronomes pessoais do caso oblíquo exercem a função de complemento verbal.
Ou seja, pronome pessoal do caso reto é sujeito da oração. pronome pessoal do caso oblíquo é complemento verbal.
Antes de exemplificar, preciso apenas beliscar esses dois conceitos da sintaxe. Eu disse apenas "beliscar", pois ainda nos aprofundaremos na análise sintática, beleza? Vamos lá. Neste momento, basta saber que, para descobrir um sujeito de um verbo, você deve perguntar quem mais forma verbal ou o que mais forma verbal. Como assim, professor? Calma, eu te explico.
Meu querido aluno, se a forma verbal que está presente na sua oração é a forma que contratou, faça a pergunta: quem contratou? A resposta será o sujeito da oração. Agora, se a forma verbal que está presente na sua oração é a forma "aconteceu", pergunte o que aconteceu e a resposta será o sujeito da oração.
E que história é essa de complemento do verbo, professor? Meu jovem, dificilmente um verbo é completo, ou seja, é necessário preencher uma lacuna no verbo para que o seu sentido seja completado. Se eu digo: "Moçada, eu visitei". Vocês não ficara... Ler mais