Português EmÁudio: Pronomes Pessoais - Parte 6
E aí, tudo certo? Neste áudio, continuaremos a conversar sobre os pronomes pessoais. Posso começar? Tá preparado? Aumenta o som e vem comigo.
Os pronomes retos "eu" e "tu" não admitem ser solicitados por preposição. No lugar, utilizam-se sempre os pronomes oblíquos tônicos "mim" e "ti". Beleza?
Vou te dar alguns exemplos para ficar mais fácil de entender. Na frase: "O mundo caiu sobre mim", repare que estaria errado falar "caiu sobre eu". Então, para facilitar, basta você fazer a pergunta "caiu sobre quem?" A resposta seria "sobre mim".
Outro exemplo, escute esta frase: "Esse assunto deve ficar entre mim e você." Ou seja, como tem a preposição "entre", não pode usar "entre eu e você". Estaria errado. Deu para entender? É bem fácil.
Mas vou repetir: os pronomes retos "eu" e "tu" não admitem ser solicitados por preposição. No lugar, utilizam-se sempre os pronomes oblíquos tônicos "mim" e "ti".
Até aqui tudo bem, mas agora você deve ficar atento às seguintes construções:
Repare nestas frases: "Este livro é para eu ler." Essa frase está certinha, apesar de ter a preposição "para". Vixe professor! Você acabou de me explicar que quando tem preposição, não pode usar "eu" e "tu", teria que usar "mim" e "ti". E agora?
Meu jovem, quando estivermos diante da preposição "para", a coisa muda. Vamos ter que usar a seguinte regrinha: se a pergunta vinda da preposição "para" for "para quem?", a resposta será "para mim". Porém, se a pergunta vinda da preposição "para" for "para que?", então a resposta é "para eu". Então fica ligado! Se for "para que", temos sim o uso do "eu". Voltando ao nosso exemplo, repare que ficaria até feio falar: "este livro é para mim ler", entendeu?
Entendeu mesmo? Então, escute essa frase e analise se ela está certa ou errada: "Essa tarefa é para eu desenvolver." Ou seria correto falar "essa tarefa é para mim desenvolver"? A forma correta seria "essa tarefa é para eu desenvolver". Note que a preposição "para" não está solicitando pronome, e sim a forma verbal ler "desenvolver", ou seja "para que". Por isso empregasse o pronome reto "eu", que exerce a função de sujeito do verbo.
Mais exemplos, vamos lá: "Empreste seu caderno para mim." Esta frase está correta, pois a preposição solicita o pronome. Empreste para quem? Repare que estaria errado falar "empreste seu caderno para eu". Ficaria até feio. Por outro lado, temos o seguinte: "Empreste seu caderno para eu es... Ler mais