Português EmÁudio: Pronomes Demonstrativos
Olá! Sem muita enrolação, vamos começar logo o nosso papo sobre pronomes demonstrativos. Som na caixa e vamos juntos.
O Pronome Demonstrativo é aquele que indica a posição de um ser em relação às pessoas do discurso, situando-o no tempo ou no espaço. Quando eu falo que o pronome demonstrativo indica a posição de um ser em relação às pessoas do discurso, situando-o no tempo, eu estou falando do presente, passado relativamente recente, passado relativamente distante e do futuro. Como é, professor? Que viagem! Calma, eu te explico e ainda dou exemplos.
Quando eu falo de tempo presente ou futuro, eu estou falando dos pronomes "este, estes, esta, estas e isto". Por exemplo: "Neste ano obtivemos muitos elogios". A expressão "este ano" dá a entender que se trata do atual ano. Outro exemplo: "Isto é um assalto".
Quando eu falo de tempo passado, relativamente recente, eu estou falando dos pronomes: "esse, esses, essa, essas e isso". Por exemplo: "Nesse ano obtivemos muitos elogios". A expressão "esse ano" dá a entender que se trata de um ano passado, não muito distante do atual. Até aqui tudo bem? Sem grandes problemas.
Já quando eu falo de tempo passado, relativamente distante, eu estou falando dos pronomes: "aquele, aqueles, aquela, aquelas e aquilo". Por exemplo: "Naquele ano obtivemos muitos elogios". A expressão "aquele ano" dá a entender que se trata de um ano passado já relativamente distante do atual.
Já quando eu falo que o pronome demonstrativo indica a posição de um ser em relação às pessoas do discurso, situando-o no espaço, eu estou me referindo se a pessoa está perto da pessoa que fala, ou se está perto da pessoa com quem se fala, ou se está perto da pessoa de quem se fala ou distante da pessoa que fala e da pessoa com quem se fala.
Calma! Sem estresse, que eu vou te dar alguns exemplos.
Se a pessoa está perto da pessoa que fala, usa-se os pronomes: "este, estes, esta, estas e isto".... Ler mais