Português EmÁudio: Estrutura Verbal - Vogal Temática
Olá, querido jovem! Fico feliz por continuar aqui comigo. Este assunto é muito importante para sua prova. Por isso, devemos ter atenção para que acertemos todas as questões da banca. Bora continuar? Vem comigo.
Terminamos o áudio anterior falando sobre o conceito de radical. Agora vamos relembrar como funciona a vogal temática. A vogal temática é um morfema gramatical que identifica a classe ou a conjugação a que pertencem os verbos. Ela é composta por uma vogal que vem imediatamente após o radical, por motivo eufônico, ou seja, para que se tenha uma boa pronúncia e também para ligá-lo às desinências. Ela também indica como será o modelo, ou seja, o paradigma das conjugações. Você se lembra dessas conjugações? Vamos relembrar juntos.
Vogal A - 1ª conjugação, por exemplo: amar. Vogal E - 2ª conjugação, por exemplo: vender. Vogal I - 3ª conjugação, por exemplo: partir.
É bom dizer que não há (VT) Vogal temática na primeira pessoa do singular do presente do indicativo e em nenhuma flexão do presente do subjuntivo. Por exemplo: em "Eu amo", o "o" é (DNP) desinência número pessoal, ou seja, a vogal "o" indica o número que, neste caso, é singular. E a pessoa que é "eu".
Vamos conjugar o verbo amar no pretérito perfeito do indicativo: eu amei, tu amaste, ele amou... Ler mais