Contabilidade de Custos EmÁudio: Custeio Baseado em Atividades ABC - Parte 2
Recapitulando o que falei no áudio passado, ressalto que é necessário, no custeio baseado em atividades, identificarmos as atividades relevantes, ok? E depois disso?
Depois disso iremos alocar os gastos às atividades que identificamos e sabe como iremos alocar os gastos às atividades? Bom, o professor Eliseu Martins cita três maneiras. A primeira é por meio da alocação direta, ou seja, quando a gente conseguir alocar diretamente o gasto à atividade, a segunda é por meio do denominado rastreamento, esse lance do rastreamento é de fato algo novo para a gente, mas vou explicar como funciona.
O rastreamento está baseado na relação de causa e efeito entre a ocorrência da atividade e a geração do gasto, e tal relação é evidenciada por meio do que chamamos de direcionador de custos de recursos ou direcionadores de custos de primeiro estágio. A gente pode usar como direcionador a área ocupada, o tempo de mão de obra, o tempo de utilização de máquinas, dentre muitos outros. Lembre-se, rastreamento está baseado na ideia de causa e efeito, então ele exige um nível maior de entendimento e estudo sobre o processo de funcionamento da produção da empresa. Assim, os direcionadores de custos de recursos visam a identificar de forma analítica o que de fato gerou o gasto, ok?
Então, repetindo, até agora vimos que a gente pode alocar os gastos às atividades de forma direta e por meio do rastreamento correto? Mas existe uma terceira forma, um velho conhecido nosso, cujo nome é rateio, isso mesmo, o rateio. Mas aqui é importante a gente compreender que o rateio somente deve ser utilizado quando não for possível nem alocar diretamente o gasto e nem utilizar o rastreamento. Se a ideia do ABC é justamente reduzir a arbitrariedade na alocação dos custos indiretos, então a gente precisa ter em mente que esses rateios não poderão ser utilizados de forma arbitrária aqui.
Ressalto uma coisinha, esse negócio do rastreamento é uma novidade no nosso curso, não é? A gente não tinha vist... Ler mais