Contabilidade de Custos EmÁudio: Exercícios de Fixação - Parte 2
E aí, galera, vamos continuar fazendo exercícios? Então se liga nessa questão que é do concurso do STJ de 2015 da banca CESPE.
No custeio variável, os custos fixos são separados e considerados como despesas do período, portanto não são alocados aos produtos. Esse procedimento evita que eventuais arbitrariedades provocadas pelo rateio dos custos fixos venham a afetar o cálculo do custo dos produtos. A gente estudou o método de custeio variável, você consegue se lembrar? Pois é, no áudio sobre o custeio variável, falamos justamente isso que a questão afirma. Ou seja, neste método, realmente os custos fixos são separados e considerados como despesas do período, portanto, não são alocados aos produtos, e complementando tal procedimento, evita arbitrariedades provenientes do rateio e distorções relacionadas aos valores de custo unitário apurados em períodos de baixa produção. Portanto, questão correta.
Vamos para a próxima? Então, segura aí.
Nossa sétima questão é do TCE do Espírito Santo do ano de 2012, organizado pela Banca CESPE. A questão diz o seguinte: "A metodologia de custeio variável, apesar de amplamente utili... Ler mais