Administração Geral EmÁudio: Princípios da Governança Corporativa
Bom Dia, Boa Tarde, Boa Noite, Beleza, jovem. Bora aprender sobre os princípios da governança corporativa, aumenta o som aí e vamos juntos. Galera, temos dois grupos de princípios de governança que caem em concursos.
O primeiro grupo é o proposto pelo Banco Mundial e o segundo grupo é o proposto pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). No grupo proposto pelo Banco Mundial, temos os princípios da transparência, equidade, accountability, responsabilidade, legitimidade, eficiência e probidade.
No segundo grupo, o proposto pelo IBGC, temos os princípios da transparência (discloser), equidade (fairness), prestação de contas (accountability) e o da responsabilidade corporativa, também chamado de conformidade às regras ou compliance. Perceba que muitos princípios se repetem nas duas classificações.
Não se preocupe em memorizar quem é o pai da criança. Ou seja, não é preciso saber se determinado princípio de governança está descrito pelo IBGC ou pelo Banco Mundial.
O importante é que tenha noções gerais de cada um desses princípios, beleza? Bora falar sobre esses princípios? Vem comigo.
O Princípio da Transparência consiste no desejo de disponibilizar para as partes interessadas as informações que sejam de seu interesse e não apenas aquelas impostas por disposições de leis ou regulamentos.
Não deve restringir-se ao desempenho econômico-financeiro, contemplando também os demais fatores, inclusive intangíveis, que norteiam a ação gerencial e que conduzem à preservação e à otimização do valor da organização. Dentro da esfera pública, a transparência é um dos requisitos de controle do Estado pela sociedade civil.
A adequada transparência resulta em um clima de confiança tanto internamente quanto nas relações ... Ler mais