Administração Geral EmÁudio: Perspectivas de Observação da Governança
E aí, jovem, beleza? Como vão os estudos? Bora aprender mais um pouquinho. Aperta o play aí.
Agora vamos falar das perspectivas da observação da governança, beleza? Meu povo, governança é um termo utilizado em diversos setores da sociedade e, a depender do contexto, pode assumir diferentes definições.
Entre as definições mais conhecidas, temos a governança corporativa, a governança pública e a governança global.
Calma, vamos por partes! Governança corporativa é o sistema pelo qual as organizações são dirigidas e controladas.
Refere-se ao conjunto de mecanismos de convergência de interesses de atores direta e indiretamente impactados pelas atividades das organizações, mecanismos esses que protegem os investidores externos da expropriação pelos internos.
Governança pública, por sua vez, é o sistema que determina o equilíbrio de poder entre os envolvidos: cidadãos, representantes eleitos, governantes, alta administração, gestores e colaboradores, com vistas a permitir que o bem comum prevaleça sobre os interesses de pessoas ou grupos.
E a governança global é o conjunto de instituições, mecanismos e processos formais e informais entre Estado, mercado, cidadãos e organizações, internas ou externas ao setor público, através dos quais os interesses coletivos são articulados. Direitos e deveres são estabelecidos e diferenças são mediadas.
Eu sei que os conceitos parecem bem diferentes, mas quero que faça uma análise mais detida para perceber que, em todos esses conceitos, estamos buscando resolver o conflito de agência.
Na governança corporativa, preocupamo-nos com um conflito de agência que existe entre os executivos da empresa e os acionistas.
Na governança pública, preocupamo-nos com os diferentes conflitos de agência que existem no setor público: cidadãos versus representantes eleitos, versus servidores públicos, versus alt... Ler mais