Administração Geral EmÁudio e Implantação de um Programa de Compliance: Parte Dois
Opa, voltei. Bora continuar com os nossos estudos. Jovem, no EmÁudio passado, te falei que existem 8 passos a serem seguidos por um programa de compliance, certo? Já conversamos sobre cinco deles. Bora falar dos 3 últimos. Vem comigo!
O 6º passo é o mapeamento da aderência e identificação do descumprimento das regras, controles internos, monitoramento, auditoria de cultura e aprimoramento contínuo.
A empresa precisa dispor de meios para garantir que as normas definidas sejam de fato cumpridas, e este é o papel dos controles internos. Os controles devem mitigar os riscos identificados sem, contudo, prejudicar a operação, buscando o balanço entre controle e eficiência.
Por isso, é necessária a criação de controles adaptados à dinâmica do negócio. Além disso, a empresa precisa monitorar o cumprimento das regras estabelecidas.
Uma abordagem tipicamente utilizada é a realização de auditoria, e outra é o monitoramento contínuo, seja de transações críticas, seja de meios de comunicação corporativos.
Processos críticos demandam atenção, tais como cadastro, contratação, pagamentos, aprovação de doações, patrocínios, viagens e jantares, licitações, entre outros.
Para o monitoramento de transações, é essencial o desenvolvimento de indicadores de riscos que podem ser combinados entre si ... Ler mais