Português EmÁudio: Tempos Verbais, Modo Indicativo, Questões Comentadas
Olá, querido aluno. Finalmente vamos praticar tudo o que estudamos até agora sobre modo indicativo. Vou te provar como é importante saber esse assunto. Isso vai fazer muita diferença no dia da sua prova. Te garanto, então, sorriso no rosto e vem comigo.
Na prova de analista do TRT Minas Gerais em 2015, a Banca FCC cobrou dos candidatos uma questão sobre o tempo pretérito mais-que-perfeito, do indicativo. Veja só: Questão 1: No fragmento do texto, "Nem bem chegara de lá e já tinha de ouvir o que diziam dele depois que partira", julgue a afirmação como C certa e E errado.
Agora, meu caro jovem, preste atenção na afirmação desta questão. A forma verbal "chegara" indica que a ação se dá em simultaneidade com a ação expressa por "tinha de ouvir". Vamos analisar. Mas antes, você se arrisca a dizer se essa questão está certa ou errada? O que você marcaria? Vamos lá.
O verbo "chegara", como vimos no decorrer do nosso módulo, tem o radical "chegu", vogal temática "A" e desinência modo-temporal. "Ra", portanto, encontra-se no tempo pretérito mais-que-perfeito do indicativo, o qual é empregado para transmitir uma ação anterior à outra, também no passado. Assim, não há simultaneidade entre ... Ler mais