Português Em Áudio: Verbo Irregular - Primeira Conjugação
Olá, como estamos? Espero que em paz. A partir de agora, vamos começar o nosso papo sobre verbos irregulares. Essa é uma parte relevante para a sua prova. Por isso, preciso que você mantenha o foco nas conjugações, combinado? Som na caixa e sorriso no rosto.
Antes de começarmos, você precisa se lembrar que os verbos irregulares são aqueles que sofrem alterações em seu radical ou em suas desinências, afastando-se do modelo tradicional. Beleza?
Pois bem, o verbo "estar" é um verbo irregular. Na sua conjugação, há alterações no radical e nas terminações, como em "eles estão", "que ele esteja", "se eu estivesse", em linguagem informal, ocorre habitualmente a supressão da sílaba inicial do verbo estar. Por exemplo, o uso da sílaba "ta" em vez de "estar", uso de "tivesse" em vez de "estivesse" e "tivemos" em vez de "estivemos". Isso leva a uma confusão com o verbo "ter".
Agora me diz uma coisa, quem nunca ouviu um: "Se eu tivesse na minha cidade?" Muita calma nessa hora, jovem, certo seria "se eu estivesse na minha cidade." Essa supressão, embora aceitável em linguagem oral e informalmente, não pode ocorrer em linguagem escrita e formal. Beleza, jovem? Leve isso para a sua vida.
Não há mistérios na conjugação do verbo "estar", mas... Ler mais